1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Guiné-Bissau: Sissoco Embaló lembra "impacto" do 25 de Abril

Lusa
23 de abril de 2024

De partida para Portugal, onde participará nas comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril, Umaro Sissoco Embaló lembrou o "grande impacto" que esta data teve na independência da Guiné-Bissau.

https://p.dw.com/p/4f6SG
Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló
Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco EmbalóFoto: Tony Karumba/AFP/Getty Images

O Presidente da Guiné-Bissau defendeu, esta terça-feira (23.04), que o 25 de Abril "teve um impacto muito grande" na independência do país e enalteceu o facto de a data juntar portugueses e as suas ex-colónias africanas.

De partida para Lisboa e em breves declarações aos jornalistas no aeroporto Osvaldo Vieira, em Bissau, Umaro Sissoco Embaló afirmou que, "por ser uma data histórica", Portugal decidiu juntar às comemorações todos os Presidentes de países por si colonizados em África.

"Não nos esqueçamos que o 25 de Abril teve um impacto muito grande na nossa independência", observou Embaló, falando do caso específico da Guiné-Bissau, primeira das ex-colónias a declarar a sua independência de Portugal. Aconteceu a 24 de setembro de 1973, de forma unilateral, após 10 anos de luta armada, e Portugal só reconheceria o novo Estado a 10 de setembro de 1974, na sequência do 25 de Abril.

Umaro Sissoco Embaló pronunciará um discurso de ocasião, em Portugal, no âmbito das comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril, à semelhança dos restantes Presidentes das antigas colónias convidados.

25 de abril: Para quando direitos aos ex-combatentes?