Ajax honra memória de Cruyff
A honrar o passado e a garantir o futuro: o Ajax soma e segue na Liga dos Campeões, afastando Real Madrid e Juventus. Enquanto Ronaldo é eliminado, volta o génio de Messi para colocar o Barcelona nas meias-finais.
Ajax apaga a luz em Turim
Um excecional Ajax voltou a surpreender a Europa do futebol, ao vencer por 2-1 em Turim, eliminando a Juventus da Liga dos Campeões. O conjunto holandês, que já havia afastado o Real Madrid, vencendo também no Santiago Bernabéu, revive a história, 22 anos depois de ter atingido as meias-finais da mais importante competição europeia de clubes.
De Ligt, o farol de Amesterdão
Chama-se Matthijs de Ligt, nasceu há 19 anos em Leiderdorp, uma pequena cidade do sul da Holanda, com menos de 30 mil habitantes. O defesa-central e "capitão" do Ajax é o farol que ilumina a equipa de Erik ten Hag e tem uma promissora carreira a seus pés. A grande figura da equipa holandesa quer chegar ainda mais longe. Vencer a Liga dos Campeões, já esta temporada, não é uma miragem...
Cristiano não foi suficiente...
Marcou o golo que abriu o jogo em Turim, mas não foi suficiente para impedir a eliminação da Juventus. Se é certo que o futebol é um desporto coletivo, também é verdade que este afastamento interrompe uma impressionante série individual de sucessos de Cristiano Ronaldo na Champions League. Desta vez, na sua primeira temporada na "vecchia signora", o português não vai festejar o título europeu.
Barcelona pulveriza Manchester United
Sem deixar margem para dúvidas: assim foi o triunfo do Barcelona sobre o Manchester United, por 3-0. O conjunto catalão, que já havia ganho em Old Trafford (1-0), na primeira "mão", voltou a evidenciar clara superioridade sobre os ingleses de Öle Gunnar Solskjaer, com Lionel Messi a atingir, de novo, patamares de excelência na sua exibição.
Dois golos e uma assistência
Em grande, sendo a mola de que a equipa necessitava: assim se comportou Lionel Messi, marcando dois golos e estando na jogada que Philippe Coutinho concluiu no terceiro golo dos "blaugrana". O astro argentino parece regressar aos grandes momentos, sendo agora (após o afastamento da Juventus e de Cristiano Ronaldo), o principal candidato à "Bola de Ouro" deste ano.
Valverde procura o "triplete"
Ernesto Valverde tem tudo para ser um treinador feliz: a sua equipa caminha a passos largos para conquistar mais um título espanhol, está nas meias-finais da Liga dos Campeões e na final da Copa del Rey: o Barcelona 2018/2019 pode completar a conquista das três principais competições em que está envolvido, e consagra o trabalho do técnico que, aos 55 anos, vive o melhor período da sua carreira.
City tenta reverter derrota de Londres
No duelo entre equipas inglesas, o Manchester City vai, esta noite, tentar reverter a derrota trazida do novo estádio do Tottenham, a semana passada. O golo do sul-coreano Heung-min Son (assim celebrado), garante uma magra vantagem ao conjunto orientado pelo argentino Mauricio Pochettino. Duelo de desfecho imprevisível, o do Etihad Stadium, em Manchester.
Champions não é com ele?
É o próprio Pep Guardiola que o reconhece: desde que ganhou, com o Barcelona, a Liga dos Campeões, em 2011, que a principal competição da UEFA lhe é aziaga. Por exemplo, em três temporadas no Bayern Munique, conquistou tudo na Alemanha, mas não chegou ao ceptro europeu. Será este ano, com os "citizen"? Guardiola tem no Tottenham um obstáculo complicado de ultrapassar.
"You'll never walk alone"
O lema do Liverpool vai ser confirmado, na noite desta quarta-feira, quando a equipa subir ao relvado do estádio do Dragão, para defrontar os portugueses do FC Porto. Com vantagem de dois golos (2-0 em Anfield), os comandados de Jürgen Klopp deram um importante passo em "casa", mas serão apoiados por 2500 adeptos no recinto adversário.
FC Porto procura escrever história
Nunca a equipa portuguesa recuperou de uma desvantagem de dois golos trazida de um jogo da primeira "mão" na Liga dos Campeões. Está, portanto, à procura de um desfecho histórico o conjunto orientado por Sérgio Conceição, que luta pelo título em Portugal (ombro a ombro com o Benfica), mas não deixará, decerto, de protagonizar um excelente duelo com o Liverpool pela passagem às meias-finais.