Alemanha anuncia ajuda militar bilionária à Ucrânia
13 de maio de 2023Berlim prometeu à Ucrânia novas entregas de armas no valor de 2,7 mil milhões de euros (2,95 mil milhões de dólares) antes de uma possível visita do Presidente ucraniano Volodymyr Zelensky à Alemanha, informou o Ministério da Defesa alemão neste sábado (13.05).
De acordo com o ministério, o pacote inclui mais 20 veículos de combate de infantaria Marder, 30 tanques Leopard-1 e quatro sistemas de defesa aérea IRIS-T-SLM.
"Todos nós esperamos que esta terrível guerra da Rússia contra o povo ucraniano termine rapidamente, mas infelizmente isso não está à vista. É por isso que a Alemanha fornecerá toda a ajuda possível, durante o tempo que for necessário", declarou o ministro da Defesa, Boris Pistorius, num comunicado.
A maior ajuda militar alemã de sempre
A revista alemã Der Spiegel foi a primeira a noticiar a ajuda. O pacote, que é o maior já concedido pela Alemanha à Ucrânia, inclui 15 tanques antiaéreos Gepard, 200 drones de reconhecimento, munições antiaéreas, munições de artilharia adicionais e mais de 200 veículos blindados de combate e logística.
A Ucrânia tem pressionado os seus aliados para obter armas de longo alcance, jatos e munições antes de uma contraofensiva prevista para as próximas semanas ou meses.
Inicialmente, a Alemanha estava relutante em enviar armas pesadas para a Ucrânia para a ajudar a enfrentar a invasão russa, receando uma escalada da luta. Mas, em janeiro, Berlim concordou em enviar os seus tanques Leopard e disse que iria trabalhar com os aliados para enviar mais ajuda.
Kiev otimista com a ajuda alemã
Após o anúncio do Ministério da Defesa da Alemanha, Kiev afirmou que o novo pacote de armas da Alemanha era mais um sinal de que a Rússia iria perder a guerra contra a Ucrânia.
"Os Estados declaram grandes pacotes de ajuda à defesa da Ucrânia", disse Mykhailo Podolyak, um conselheiro do Presidente ucraniano Volodymyr Zelenksy, acrescentando que a ajuda indicava que a Rússia estava "destinada a perder e a sentar-se no banco da vergonha histórica".
Zelensky poderá visitar a Alemanha em breve
No ano passado, a Alemanha forneceu à Ucrânia apoio militar no valor de 2 mil milhões de euros e reservou 2,2 mil milhões de euros para este ano, embora os pormenores ainda não estivessem concluídos.
O novo pacote de ajuda militar alemão surge no momento em que o Presidente ucraniano chega a Roma para conversações com os líderes políticos e o Papa Francisco, que poderão ser seguidas de uma deslocação a Berlim.
Zelensky deverá receber o prestigiado Prémio Carlos Magno na cidade alemã de Aachen, no domingo, em nome do povo ucraniano. Ainda não se sabe se irá assistir pessoalmente à cerimónia de entrega do prémio.