Alemanha doa 27 milhões de euros para educação em Moçambique
14 de agosto de 2014A maior parte do montante (25 milhões de euros) destina-se ao Fundo Comum de Apoio ao Setor da Educação (FASE) em 2014 e 2015. Dois milhões de euros são para o apoio técnico à construção de escolas.
A educação é uma das áreas a que o Governo alemão tem dado prioridade, há dez anos, na cooperação com Moçambique. Segundo a embaixada alemã em Maputo, a Alemanha disponibilizou até agora 200 milhões de euros para o setor.
"Uma população bem informada e com conhecimentos adequados para o mercado de trabalho tem de ser a base para um crescimento económico que traz benefícios tangíveis para toda a população", disse o embaixador da Alemanha em Moçambique, Philipp Schauer. "Só uma população bem qualificada poderá desfrutar das grandes oportunidades económicas que se apresentam no país neste momento."
Avanços…
O embaixador notou que Moçambique fez progressos significativos neste setor, principalmente no que diz respeito à criação de um sistema de educação para todos.
Em 2013, 77 por cento das crianças de seis anos puderam ir à escola, segundo o vice-ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros, Henrique Banze. "Também podemos mencionar com orgulho o aumento significativo do ingresso e permanência das raparigas na escola. Como sabem, um dos grandes problemas que nós temos tido é o facto de as raparigas não poderem concluir o ensino básico."
… e desafios
Mas o setor ainda enfrenta vários desafios. Tanto o Governo de Moçambique como o Governo alemão estão particularmente interessados em aumentar a qualidade do ensino.
"Daí a importância de formação permanente e supervisão de professores, a criação de um ambiente favorável à aprendizagem, o que passa pela necessidade de melhorar a qualidade das infraestruturas escolares, disponibilidade de equipamento e material para o processo de ensino e aprendizagem, a qualidade dos professores e as condições de trabalho dos professores", afirmou Henrique Banze.
O embaixador da Alemanha em Moçambique concorda. "Subsistem importantes desafios ao nível da qualidade do ensino, como mostrou a recente avaliação nacional de competências de leitura na terceira classe", disse Philipp Schauer. "A priorização da formação e supervisão de professores e uma boa gestão escolar são aspetos-chave para melhorar os resultados da aprendizagem."
Construção de escolas
O Governo alemão anunciou o fim do apoio financeiro para a construção de escolas em 2013. O embaixador Schauer lembrou que, nos últimos dez anos, a cooperação com Moçambique construiu 372 salas de aula, escritórios e alojamentos de alta qualidade para professores . "Agora é o Governo moçambicano que vai continuar esse trabalho."
A partir de agora, a Alemanha financiará apenas o apoio técnico à construção.
Em abril deste ano, Moçambique e Alemanha inauguraram um Gabinete para o Fomento Económico, facto que é considerado como um reforço da cooperação entre os dois países.