As 10 maiores transferências de 2018
Descubra quem foram os jogadores mais caros no mercado de inverno na Europa. Gastaram-se 545 milhões de euros.
10º Çenk Tosun
O avançado turco de 26 anos trocou o Besiktas, da Turquia, pelo Everton, de Inglaterra. Tosun custou, para já, 22 milhões de euros aos cofres dos "Toffees".
9º Theo Walcott
O avançado inglês de 28 anos deixou o Arsenal 12 anos depois de chegar para se juntar ao Everton. Walcott sofreu algumas lesões ao longo da sua carreira, que o impediram de ser aposta regular para o treinador Arsène Wenger. O Everton pagou 22,5 milhões de euros.
8º Lucas Moura
É uma das grandes surpresas do mercado de inverno. O canarinho Lucas Moura, de 25 anos, trocou o PSG de França e assinou contrato com o Tottenham, de Inglaterra. O avançado custou 28,5 milhões de euros aos vice-campeões ingleses.
7º Iñigo Martínez
"Traidor". É assim que é vista a transferência de Iñigo Martínez, da Real Sociedad para o arquirrival regional Atlético de Bilbao. O defesa de 26 anos muda-se para o clube basco, numa transferência comparada à mudança de Luís Figo do Barcelona para o Real Madrid, em 2000. Iñigo Martínez custou ao Athletic Bilbao 32 milhões de euros.
6º Cédric Bakambu
O avançado congolês de 26 anos vai passar a ganhar 18 milhões de euros (brutos) por ano. Foi este o ordenado apresentado pelos chineses do Beijing Guoan, que conveceu Cédric Bakambu a rumar à Super Liga chinesa. O Villareal recebe 40 milhões de euros pela transferência do jogador.
5º Pierre-Emerick Aubameyang
Terminou a saga do "Homem-Aranha" no Borussia de Dortmund. Aubameyang deixou o clube alemão rumo a terras de Sua Majestade para jogar no Arsenal. O avançado gabonês de 28 anos tornou-se o jogador mais caro da história do clube inglês, numa transferência a rondar os 64 milhões de euros.
4º Aymeric Laporte
É um dos centrais mais promissores do futebol francês e europeu. Aymeric Laporte deixou o Atlético de Bilbao para jogar no Manchester City. Os ingleses bateram a cláusula de rescisão do francês, fixada nos 65 milhões de euros.
3º Diego Costa
É um dos jogadores mais polémicos, mas também talentosos, do futebol mundial. Diego Costa está de regresso ao Atlético de Madrid. O avançado de 29 anos deixou os "colchoneros" em 2014/15 para jogar no Chelsea. Três anos depois, Diego Costa saiu pela porta pequena dos "blues", dispensado pelo treinador, Antonio Conte. O hispano-brasileiro regressa ao Atlético de Madrid por 66 milhões de euros.
2º Virgil van Dijk
É o defesa mais caro do futebol mundial. O Liverpool pretendia uma referência defensiva de nível mundial e não olhou a meios. Os "reds" desembolsaram a módica quantia de 85 milhões de euros para resgatar o defesa central holandês de 26 anos ao Southampton.
1º Philippe Coutinho
É a 3ª transferência mais cara da história do futebol. Philippe Coutinho trocou o Liverpool pelo Barcelona por 120 milhões de euros iniciais. Depois da saída de Neymar para o PSG, o Barça precisava de voltar a completar o seu tridente ofensivo, onde já tem Lionel Messi e Luís Suarez. E não podia ser um qualquer a juntar-se a estas lendas do futebol mundial. Philippe Coutinho foi o escolhido.