As novas caras da Bundesliga
As 18 melhores equipas do futebol alemão gastaram quase 445 milhões de euros. O Borussia de Dortmund é o "rei" nas compras, com 73 milhões de euros investidos. Confira alguns dos reforços mais caros.
Axel Witsel
Alex Witsel é o novo craque do Borussia de Dortmund. O médio belga de 29 anos chamou as atenções com as prestações no Mundial de 2018, em que a Bélgica conquistou o terceiro lugar. Aliciado por outros grandes emblemas europeus, o Dortmund teve de se chegar à frente e bater com 20 milhões de euros para o resgatar do TJ Quanjian, da China.
Paulinho
O Bayer de Leverkusen investiu cerca de 18,5 milhões de euros num jovem de 18 anos, Paulinho. O jovem avançado atuava no Vasco da Gama, clube que o formou e pode ser um bom parceiro para Leon Bailey na frente. Rudi Völler, diretor desportivo do Leverkusen, afirmou que o jovem brasileiro "quer ter sempre a bola, para mostrar o que sabe". Será o nascimento de um prodígio canarinho na Bundesliga?
Matheus Cunha
O RB Leipzig também atacou o mercado brasileiro e contratou Matheus Cunha, por 15 milhões de euros, aos suiços do Sion. O brasileiro de 19 anos já marcou pelo Leipzig, na fase de qualificação para a Liga Europa. Ralf Rangnick, técnico do Leipzig elogiou as qualidades ofensivas de Matheus, afirmando que o brasileiro "é um avançado com intensidade e movimentos que encaixam na filosofia da equipa".
Kasim Adams Nuhu
É conhecido pela sua envergadura física, de 1.91cm de altura e velocidade. Kasim Adams Nuhu chega à Bundesliga pela porta do Hoffenheim, proveniente do Young Boys, campeão suiço. O defesa ganês de 23 anos custou cerca de oito milhões de euros e o investimento foi prontamente justificado pelo diretor desportivo do Hoffenheim, Alexander Rosen. "O seu físico é massivo. É um super-atleta".
Alassane Plea
O Borussia de Mönchengladbach voltou a investir forte no mercado, desta vez em França. Alassane Plea é reforço do Mönchengladbach e custou 23 milhões de euros. O avançado de 25 anos foi contratado ao Lille, onde marcou 16 golos em 35 jogos, na época passada. Bom avançado, que vai acrescentar imprevisibilidade ao ataque do Mönchengladbach, que conta também com Raffael e Lars Stindl.
Pablo Maffeo
É tido como uma das grandes promessas do futebol europeu. Pablo Maffeo vai jogar na Bundesliga, pelo Estugarda. O médio ofensivo de 21 anos custou aos alemães aproximadamente 10 milhões de euros. O espanhol é produto das escolas do Manchester City e esteve emprestado as duas últimas épocas ao Girona, da Liga Espanhola.
Wout Weghorst
Wout Weghorst tem tido uma carreira, no minimo, peculiar. Por decisão própria, começou o seu percurso futebolístico pela 9ª e 10ª divisões do futebol holandês. No entanto, aos 26 anos, vai representar o Wolfsburgo a troco de 10,5 milhões de euros. Weghorst chega à Bundesliga proveniente do AZ Alkmaar, onde marcou 18 golos em 31 jogos.
Davy Klaassen
O Werder Bremen pagou 13,5 milhões de euros por Davy Klaassen. O médio ofensivo de 25 anos, tem um drible de se registar e olho para o golo. Apesar de não ter conseguido o seu espaço no Everton, da Premier League, no ano passado, Klaasen brilhou pelo Ajax no campeonato holandês.
Jean-Philippe Mateta
"É rápido, sabe defender e sabe de cor a onde está a baliza". As palavras são de Sandro Schwarz, acerca do novo reforço do Mainz. Jean-Philippe Mateta, avançado de 1.92cm de altura, vai reforçar o emblema alemão e é o jogador mais caro da história do clube. Mateta custou oito milhões de euros e terá o peso do golo nas suas costas.