1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Resultados da Beira e Maputo fechados a "sete chaves"

14 de outubro de 2023

Segundo dados provisórios, a FRELIMO venceu em quase todas as autarquias nas províncias de Cabo Delgado, Niassa, Nampula, Zambézia, Manica, Tete, Inhambane e Gaza.

https://p.dw.com/p/4XXJW
Mosambik Maputo | Wahlen | Wahlurne
Foto: Alfredo Zuniga/AFP

Continuam a chegar a conta gotas os resultados das eleições autárquicas de 11 de outubro.

Segundo dados provisórios, a FRELIMO venceu em quase todas as autarquias nas províncias de Cabo Delgado, Niassa, Nampula, Zambézia, Manica, Tete, Inhambane e Gaza.

Venceu com 90% de Sofala, enquanto ainda se espera pelos resultados da cidade da Beira. Na província de Maputo, ainda faltam os resultados da capital, cujo anúncio poderá ser feito ainda no dia de hoje (14.10).

Na cidade da Matola, dados anunciados pela Comissão distrital de Eleições, dão vitória à FRELIMO com cerca 57%. A RENAMO que já havia reivindicado vitória está na segunda posição com 36,8% e o MDM na terceira com 3,65%.

O apuramento intermédio foi marcado na noite desta sexta-feira (13.10), pela retirada compulsiva dos mandatários e vogais dos partidos da oposição da sala das operações, conforme reporta a TV Sucesso.

Apoiantes da RENAMO marcham nas ruas da capitalFoto: Alfredo Zuniga/AFP

Na cidade de Maputo, o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE), marcou a divulgação dos resultados para as 16h locais, no Centro de Conferências Joaquim Chissano. Mas alguma imprensa moçambicana escreve que este anúncio poderá não acontecer, porque em alguns distritos municipais da cidade, os vogais das Comissões Distritais de eleições, indicados pelo maior partido da oposição - a RENAMO - não reconhecem os resultados e negam-se a assinar as atas.

Noutros ainda continuam a confusão em volta do sumiço por algumas horas das actas, editais e boletins de votação.

Beira sob tensão

Na última quinta-feira (12.10), o Movimento Democrático de Moçambique (MDM) chamou os seus membros e simpatizantes às ruas do Chiveve para fazer a festa antecipada. O partido diz que tem dados em sua posse que lhe atribui uma larga vantagem sobre os seus opositores diretos, a FRELIMO e a RENAMO

Mas ainda se aguarda pelo anúncio dos resultados intermédios, cujo processo de apuramento tem vindo a ser interrompido.

Neste momento, há uma forte presença de polícias armados que cercaram as instalações do STAE onde decorre a contagem, segundo reporta o nosso correspondente naquela cidade.

Inicialmente, a anúncio dos resultados estava marcado para as 9horas deste sábado, mas tem vindo a ser adiado, hora a hora, o que eleva os níveis stress e ansiedade na urbe.

(Em atualização)

Eleições em Moçambique: As reações aos resultados

Saltar a secção Mais sobre este tema