Avião desaparece dos radares após descolar na Indonésia
9 de janeiro de 2021As autoridades de aviação da Indonésia perderam neste sábado (9.1) o contato com uma aeronave comercial da companhia aérea Sriwijaya Air com pelo menos 50 passageiros a bordo poucos minutos após a descolagem, quando ela sobrevoava o oceano.
"O contato foi perdido com um avião do Sriwajaya em sua rota de Jacarta a Pontianak com o indicativo de chamada SJY 182. O último contato foi às 14h40 (hora local). Forneceremos mais informações à medida que chegarem", declarou o porta-voz do Ministério dos Transportes da Indonésia, Adita Irawati, em comunicado.
Entretanto, na tarde deste sábado, as autoridades locais deram conta de que avião, com 62 pessoas a bordo e que desapareceu dos radares depois de descolar para um voo interno com destino a Pontianak, caiu ao mar ao largo da costa de Jacarta.
Controladores de tráfego
Os controladores de tráfego aéreo perderam contato com o avião, um Boeing 737-524, 13 minutos depois de descolar do Aeroporto Internacional Sukarno-Hatta, na capital indonésia, com destino a Pontianak, a capital do Bornéu Ocidental, ao sobrevoar o mar ao longo da costa de Jacarta e depois de ter perdido rapidamente a altitude.
Entre os passageiros, somam-se três bebês e sete crianças, de acordo com o plano de voo, ao qual a Agência EFE teve acesso.
Na manhã deste sábado, a agência indonésia deu início às buscas e resgate e enviou uma equipa para a área, segundo informou a emissora de televisão local "Kompas". Enquanto isso, o governador das Mil Ilhas, próximo ao ponto onde se perdeu o contato com o dispositivo, disse que os habitantes locais tinham ouvido uma explosão ao mesmo tempo, de acordo com o portal de notícias "Detik".
Já pescadores nas proximidades disseram à imprensa que haviam testemunhado uma explosão e encontrado os possíveis destroços de um avião flutuando no mar.
Em imagens mostradas pela "Kompas", vários pescadores que trabalhavam na região mostraram cabos e outros equipamentos que haviam encontrado nas proximidades de onde o rastro do avião foi perdido.