Biden promete visitar Angola e destaca parceria com o país
1 de dezembro de 2023"Encontramo-nos num momento histórico", disse Joe Biden na reunião que manteve, esta quinta-feira (30.11), com João Lourenço, em Washington.
"A parceria entre Angola e os Estados Unidos é mais importante do que nunca", disse o Presidente norte-americano no Salão Oval.
Questionado se visitaria Angola, o Presidente dos Estados Unidos da América (EUA) respondeu: "Já estive lá e voltarei".
Joe Biden prometeu visitar África este ano, quando recebeu os líderes do continente africano em dezembro passado, mas a Casa Branca recusou-se repetidamente a dizer quando faria a viagem e não há indicações de que acontecerá antes de 2024.
Corredor do Lobito em destaque
Os dois chefes de Estado também falaram sobre alguns projetos em execução no território angolano. O Corredor do Lobito é vital nas relações económicas entre Luanda e Washington. O projeto ligará Angola, a República Democrática do Congo (RDC) e a Zâmbia aos mercados globais.
Joe Biden destacou que o projeto, superior a mil milhões de dólares, "é o maior investimento ferroviário de sempre dos Estados Unidos em África" e "vai ajudar a melhorar infraestruturas e tornar o país num exportador de comida."
O chefe de Estado angolano entende que o corredor do Lobito não apenas vai beneficiar Angola. "É uma nova página que se abre nas relações económicas entre Estados Unidos e o continente africano", declarou João Lourenço.
Segundo o Presidente de Angola, Joe Biden foi o primeiro Presidente norte-americano a "mudar o paradigma da cooperação entre os Estados Unidos e o continente africano".
Em resposta, o líder americano disse que "a América está sempre com África".