Blogue de prostituta choca quenianos
5 de julho de 2011No seu blogue, “Nairobi Nights”, em português: “Noites de Nairóbi”, Sue, fala de temas como SIDA e o desejo de ter um filho. “Noites de Nairóbi” foi nomeado na categoria de melhor blogue em língua inglesa no concurso de blogues da Deutsche Welle, o BOBs. Sue não venceu o prémio, mas chegou à final.
É o efeito de choque que torna o blogue de Sue especial. É a primeira vez que uma prostituta da África Oriental escreve abertamente sobre o seu dia-a-dia – e qualquer um pode ler. Sue, descreve tudo o que vive diariamente nas ruas de Nairóbi: desde clientes que não lhe querem pagar a polícias que a prendem regularmente – a ela e às colegas – já que a prostituição é ilegal no seu país, o Quénia. Sue, espera que o seu blogue possa ajudar a desenvolver o respeito e a consideração por prostitutas.
„Na minha opinião, a palavra „prostituta“ não tem nada de positivo. Nós também somos pessoas e merecemos o respeito dos outros” afirma para acrescentar que “crescemos nesta sociedade tal como os outros. Eu sou a irmã de alguém, eu sou a mulher de alguém” sublinha.
Prostituição vista como pecado
A prostituição é vista como pecado – não só no Quénia como também noutros países africanos – quem a pratica é desprezado por grande parte da sociedade. Por isso, a família de Sue não sabe que ela é prostituta. Os pais vivem no interior do país e pensam que a filha tem outro trabalho.
Para os manter na ignorância, Sue, mandou imprimir cartões de visita do seu suposto emprego: numa empresa no aeroporto. E espera que nunca um parente venha ter com ela como cliente.
Um bom bloguer é aquele que fala abertamente das suas experiências
Eric Hersman, membro do júri do concurso de blogues da Deutsche Welle, o BOBs, sabe por que razão o blogue de Sue tem tantos leitores apesar de abordar um tema-tabu. Segundo Hersman, “o valor dos blogues está em chamar a atenção para temas desconhecidos para muitos: neste caso, é a prostituição nas ruas de Nairóbi”. Para ele, “sabe-se que há prostituição no país, mas não se fala nisso”.
Hersman, que vive no Quénia, explica que, na sua opinião, "um bom bloguer é aquele que fala abertamente das suas experiencias, o que, em certos casos, pode ser desagradável. Em sociedades conservadores como a queniana, um blogue assim é um choque”.
Em relação ao trabalho o “Nairobi Nights”, Sue diz que uns a apreciam pela coragem e abertura e outros criticam-na..." Ouço essas opiniões todos os dias. Sempre que estou a trabalhar no centro da cidade, preparo-me para ouvir das pessoas que o que eu faço não está bem ” concluiu.
Autoras: Elizabeth Shoo / Marta Barroso
Edição: António Rocha