1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Blogue de prostituta choca quenianos

5 de julho de 2011

Sue, uma prostituta de Nairobi, leva os leitores do seu blogue ao centro de prostituição da capital do Quénia. Com isso, choca as pessoas no seu país. Porque lá, no Quénia, a prostituição continua a ser um tema tabu.

https://p.dw.com/p/RWZv
O blogue "Nairobi Nights" descreve a vida das prostitutas em NairóbiFoto: AP GraphicsBank/DW

No seu blogue, “Nairobi Nights”, em português: “Noites de Nairóbi”, Sue, fala de temas como SIDA e o desejo de ter um filho. “Noites de Nairóbi” foi nomeado na categoria de melhor blogue em língua inglesa no concurso de blogues da Deutsche Welle, o BOBs. Sue não venceu o prémio, mas chegou à final.

É o efeito de choque que torna o blogue de Sue especial. É a primeira vez que uma prostituta da África Oriental escreve abertamente sobre o seu dia-a-dia – e qualquer um pode ler. Sue, descreve tudo o que vive diariamente nas ruas de Nairóbi: desde clientes que não lhe querem pagar a polícias que a prendem regularmente – a ela e às colegas – já que a prostituição é ilegal no seu país, o Quénia. Sue, espera que o seu blogue possa ajudar a desenvolver o respeito e a consideração por prostitutas.

„Na minha opinião, a palavra „prostituta“ não tem nada de positivo. Nós também somos pessoas e merecemos o respeito dos outros” afirma para acrescentar que “crescemos nesta sociedade tal como os outros. Eu sou a irmã de alguém, eu sou a mulher de alguém” sublinha.

Afrika Nigeria Prostitution
A prostituição é vista como pecado , não só no Quénia como também noutros países africanosFoto: picture-alliance / Ton Koene

Prostituição vista como pecado

A prostituição é vista como pecado – não só no Quénia como também noutros países africanos – quem a pratica é desprezado por grande parte da sociedade. Por isso, a família de Sue não sabe que ela é prostituta. Os pais vivem no interior do país e pensam que a filha tem outro trabalho.

Para os manter na ignorância, Sue, mandou imprimir cartões de visita do seu suposto emprego: numa empresa no aeroporto. E espera que nunca um parente venha ter com ela como cliente.

Um bom bloguer é aquele que fala abertamente das suas experiências

Eric Hersman, membro do júri do concurso de blogues da Deutsche Welle, o BOBs, sabe por que razão o blogue de Sue tem tantos leitores apesar de abordar um tema-tabu. Segundo Hersman, “o valor dos blogues está em chamar a atenção para temas desconhecidos para muitos: neste caso, é a prostituição nas ruas de Nairóbi”. Para ele, “sabe-se que há prostituição no país, mas não se fala nisso”.

Hersman, que vive no Quénia, explica que, na sua opinião, "um bom bloguer é aquele que fala abertamente das suas experiencias, o que, em certos casos, pode ser desagradável. Em sociedades conservadores como a queniana, um blogue assim é um choque”.

Em relação ao trabalho o “Nairobi Nights”, Sue diz que uns a apreciam pela coragem e abertura e outros criticam-na..." Ouço essas opiniões todos os dias. Sempre que estou a trabalhar no centro da cidade, preparo-me para ouvir das pessoas que o que eu faço não está bem ” concluiu.

Autoras: Elizabeth Shoo / Marta Barroso
Edição: António Rocha