"Braço de ferro" entre gigantes nas ligas europeias
Alemanha, Inglaterra, Holanda e Portugal com decisões adiadas até aos últimos jogos. Em Espanha, Barcelona é quase campeão, enquanto Juventus e Paris Saint-Germain já celebram os títulos nacionais.
Alemanha: Bayern de Munique e Borussia Dortmund
Já há muito que tal não acontecia: Bayern de Munique e Borussia Dortmund muito próximos, numa acesa discussão pelo título. Os bávaros recuperaram sensacionalmente, depois de um atribulado início de temporada, e têm agora vantagem sobre os "amarelos" de Dortmund. Robert Lewandowski tem sido uma das figuras de proa do conjunto da Allianz Arena.
Favre e Kovač: estrangeiros em casa
Lucien Favre, suíço, orienta o Borussia Dortmund; Niko Kovač, croata, treina o Bayern de Munique. São dois estrangeiros que se sentem em casa, tão grande é a sua experiência no futebol da Alemanha. Para qualquer um deles, o título será inédito, pelo que, para lá do sucesso coletivo, é também de um confronto individual que se trata.
Inglaterra: Liverpool e Manchester City
Adivinhava-se há muito, confirmou-se este ano: o "diálogo" entre o alemão Jürgen Klopp e o espanhol Pep Guardiola está ao rubro, com "reds" e "citizen" a protagonizarem uma excelente disputa na Premier League. Faltam três jogos para se conhecer o campeão, e o holandês Virgil van Dijk (na imagem), tem sido um dos esteios do conjunto de Anfield. Festejará no final?
"Citizen" esperam escorregadela dos "reds"
Um grupo de jogadores de qualidade muito acima da média permite ao Manchester City lutar pelo campeonato inglês até às derradeiras rondas. Nomes como o belga Kevin de Bruyne (em primeiro plano na foto), o português Bernardo Silva, o argentino Sergio Agüero ou o espanhol David Silva estão sedentos de sucessos. Já falta pouco para conhecermos o desfecho.
Holanda: Ajax e PSV Eindhoven
A "luta de galos" reacendeu-se na Holanda. Velhos conhecidos, Ajax de Amesterdão e PSV Eindhoven estão igualados na tabela, a três rondas do final da Eredivisie, a principal liga holandesa de futebol. Os jovens de Amesterdão têm surpreendido a Europa, eliminando Real Madrid e Juventus da Champions League. O desgaste europeu terá alguma influência no final do campeonato?
Mark van Bommel em busca do ouro
Antigo "internacional" holandês, Mark van Bommel quer saborear o regresso do PSV ao topo do futebol no seu país. A equipa de Eindhoven tem feito um excelente campeonato e Mark van Bommel, experiente dentro das quatro linhas, tem sabido transmitir todos os conhecimentos a um plantel jovem mas muito ambicioso. Será este o primeiro ano de uma nova geração de sucesso em Eindhoven?
Portugal: Benfica e FC Porto
Os velhos rivais de Lisboa e do Porto protagonizam um emocionante duelo na Liga NOS, em Portugal. Ambos eliminados das competições europeias (o Benfica pelo Eintracht Frankfurt, na Liga Europa, e o FC Porto pelo Liverpool, na Liga dos Campeões), "encarnados" e "azuis e brancos" concentram-se agora na luta doméstica. No Benfica, emerge o jovem João Felix (foto), 19 anos de talento e muita ambição.
"Dragões" não dependem de si próprios
Embora em igualdade pontual a quatro jogos do final, o FC Porto não depende de si próprio para repetir o título da época passada. Porém, o brasileiro Éder Militão (na imagem), à beira de se transferir para o Real Madrid, simboliza bem a garra que o "dragão" coloca nesta disputa, lutando ponto a ponto até à última jornada do campeonato português.
Barcelona: Só falta a "matemática"...
Cinco jogos a faltar, nove pontos de vantagem. Este é o (muito) favorável panorama do Barcelona para reconquistar a liga espanhola de futebol. O conjunto cataão tem feito uma prova dominadora e está também nas meias-finais da Liga dos Campeões e na final da Copa del Rey. Ernesto Valverde e os seus pupilos sonham com o "triplete" e a verdade é que ele já esteve bem mais longe...
Juventus: Há oito anos que é assim
Confirmado o inevitável: a Juventus é octocampeã italiana. Oito ligas consecutivas conquistadas pela "vecchia signora", este ano com um aditivo importante de energia e qualidade: o português Cristiano Ronaldo chegou a Turim e, no seu primeiro ano "bianconero" venceu a Supertaça e liga. Quanto à Champions League, fica para a próxima época nova tentativa dos italianos. E do madeirense, claro.
PSG: O arco do triunfo
Festa rija, mas muito habitual: o Paris Saint-Germain fez do Arco do Triunfo o local privilegiado para mais um festejo da liga francesa de futebol. O conjunto treinado pelo espanhol Unai Emery é o quase habitual titular francês e a sua supremacia, esta época, foi de novo inquestionável. Começam a faltar objetivos internos ao emblema parisiense.