O Bayern chegou aos sete pontos com a vitória por 3 a 2 sobre o Wolfsburg, quando jogou mais cedo, abrindo caminho para o título, mas o Leverkusen foi dominante e controlou a vitória para manter a distância.
Aos 32 minutos do segundo tempo, Granit Xhaka ganhou a bola no meio-campo e passou a Wirtz, que fez um "túnel" sobre um defesa e rematou calmamente para o fundo das redes.
Quando o Leverkusen ganhou um penálti por mão na bola a meio da segunda parte, Wirtz, de 21 anos, apareceu e converteu. O alemão bisou na partida.Patrik Schick aproveitou um passe de Wirtz para marcar o terceiro golo do Leverkusen, mantendo a sua notável série de golos recentes.
O avançado checo tem agora 12 golos nos seus últimos oito jogos na Bundesliga. Por seu lado, Wirtz, médio alemão, tem agora nove golos e oito assistências em 18 jogos do campeonato esta época.
Tim Kliendienst, do Gladbach, marcou um golo de consolação nos descontos.
Depois de ter quebrado a série de 11 anos de títulos na época passada, o Leverkusen eliminou o Bayern da Taça da Alemanha esta época. As duas equipas defrontam-se em Leverkusen em meados de fevereiro.
O único ponto negativo para o Leverkusen de Xabi Alonso, que viaja para o Atlético de Madrid na Liga dos Campeões a meio da semana, foi a perda de Martin Terrier, que foi retirado de campo no início do jogo com o que parecia ser uma lesão grave no tornozelo.
A Bundesliga regressa à DW África no próximo sábado (25.01), para relatar o Borussia Mönchengladbach vs. VFL Bochum 1848. A cobertura será feita por Braima Darame e Philip Verminenn.