Bundesliga | Jornada 16: Goleadas, golaços e homenagens ao Rei Pelé
Após longa pausa de inverno, o retorno da Bundesliga foi marcado por homenagens a Pelé, que faleceu em 29 de dezembro. E nada melhor do que honrar o Rei do Futebol com golos. E houve muitos... 29 em sete jogos.
Borussia Mönchengladbach 2-3 Bayer Leverkusen
Grande jogo de futebol e o Leverkusen continua a recuperar na Bundesliga. Na primeira parte, Bakker e Adli deram uma vantagem de 0-2 para o Leverkusen. Aos 67 minutos, Amiri fez o 0-3 e deu contornos de goleada ao resultado. Stindl bisou, mas não foi suficiente para salvar um ponto.
Borussia Dortmund 4-3 Augsburg
Jogaço que marcou o regresso de Sébastien Haller aos relvados, depois de vencer um cancro. Bellingham, Schlotterbeck, Bynoe-Gittens e Reyna fizeram os golos do Borussia Dortmund. Maier, Demirovic e Colina marcaram para o Augsburg.
RB Leipzig 1-1 Bayern de Munique
No duelo mais aguardado da 16ª jornada, o RB Leipzig arrancou um empate contra o líder Bayern de Munique. O camaronês Eric Maxim Choupo-Moting colocou os visitantes à frente com seu 7º golo na Bundesliga, mas os Touros Alados empataram com Marcel Halstenberg. O jogo marcou a estreia de Yann Sommer, substituto de Manuel Neuer, que sofreu fraturas múltiplas numa perna enquanto esquiava nas férias.
Colónia 7-1 Werder Bremen
Baile na capital carnavalesca da Alemanha. O Colónia aproveitou a atuação desastrosa do Werder Bremen e aplicou uma sonora goleada, com direito a golaços de voleio e do meio de campo. O Colónia não marcava sete golos numa partida da Bundesliga desde 1983. Goleada para lavar a alma, depois de cinco jogos consecutivos sem vitória. Bremen aciona o sinal de alerta - já são três derrotas consecutivas.
Eintracht Frankfurt 3-0 Schalke 04
A vida não está fácil para o Schalke 04. O lanterna sofreu sua 11ª derrota na competição e seu retorno imediato à segunda divisão parece cada vez mais certo. Os golos foram marcados por Jesper Lindström, Rafael Borré e pelo português-angolano Aurélio Buta (foto), que fez sua estreia na Bundesliga. Com a vitória, o Frankfurt saltou à vice-liderança – apenas cinco pontos atrás do Bayern de Munique.
Wolfsburg 6-0 Freiburg
Em jogos oficiais, o Wolfsburg não sabe o que é perder desde meados de setembro. E na 16ª jornada não tomou conhecimento do então vice-líder Freiburg. Patrick Wimmer abriu o marcador logo aos 2 minutos. Jonas Wind (foto) ampliou aos 28 e 37. No segundo tempo, Yannick Gerhardt, Ridle Baku e Luca Waldschmidt sacramentaram a goleada. O Wolfsburg emplacou sua quinta vitória seguida na Bundesliga.
Union Berlim 3-1 Hoffenheim
O Union Berlim colocou um fim ao jejum de três jogos sem vencer. Mas foi difícil, e de virada. Ainda com o placar ainda inalterado, Jordan Siebatcheu desperdiçou uma grande penalidade. Poucos minutos depois, o togolês Ihlas Bebou colocou o Hoffenheim em vantagem. Os berlinenses viraram graças a dois cabeceios certeiros do defensor Danilho Doekhi (foto). Jamie Leweling marcou o terceiro.
Bochum 3-1 Hertha Berlim
No duelo dos desesperados, melhor para o mandante. Com a vitória, o Bochum saiu da zona de rebaixamento, ultrapassou o próprio Hertha Berlim na classificação e jogou os berlinenses para a penúltima colocação. Os golos foram marcados por Philipp Hofmann, que balançou as redes duas vezes, e Keven Schlotterbeck (foto). Suat Serdar descontou para o Hertha. O Bochum soma agora três vitórias seguidas.
Estugarda 1-1 Mainz 05
Empate na capital alemã dos automóveis. Os donos da casa abriram o marcador com Serhou Guirassy (foto), mas o Mainz 05 empatou ainda no primeiro tempo com Marcus Ingvartsen, em cobrança de grande penalidade. O Estugarda estacionou na antepenúltima colocação. Já o Mainz 05 soma agora cinco partidas sem vencer.