Cabo Verde: A vida no bairro de Safende
Safende é um dos mais conhecidos e antigos bairros da Praia, a capital cabo-verdiana. Começou a ser povoado nos anos 70 por pessoas vindas do interior de Santiago e de outras ilhas, que cuidam do seu bairro com esmero.
Os primeiros habitantes
Safende é o sexto maior bairro periférico da cidade da Praia. Começou a ser povoado nos anos 70. Os primeiros moradores eram provenientes, essencialmente, do interior da Ilha de Santiago. O bairro é, hoje, um dos mais procurados por cidadãos com poucos recursos, que chegam de vários pontos do país à procura de melhores condições de vida na Praia.
Fragilidades
Muitas casas no bairro foram construídas nas encostas e em linhas de água, sem planejamento adequado e observância de regras de segurança. Em tempos de chuvas, as famílias enfrentam situações muito difíceis, porque as moradias são invadidas por enxurradas.
Construções espontâneas
Diariamente, nascem aqui novas construções nas encostas e nos leitos das ribeiras. As pessoas optam por construir nestas áreas por falta de condições económicas para arrendar ou comprar casas, ou mesmo adquirir terrenos para a construção de moradias em áreas seguras.
Défice das infra-estruturas sociais
A carência de infra-estruturas sociais é outro problema que afeta a zona. Estas crianças improvisaram um campo de futebol no meio da estrada, que também serve de via de acesso a uma das cinco subzonas do bairro, Alto Safende.
Água, um bem escasso no bairro
Também a escassez de água é um problema para os moradores. Muitas famílias não têm acesso a água potável canalizada. E as que têm também sofrem, porque nem sempre a água chega de forma regular. Esta situação deixa as pessoas aflitas, sobretudo em tempos de pandemia.
Uma lata de cada vez
Transportar água à cabeça é ainda uma realidade em muitas subzonas do bairro. Quando não há água em casa, uma das alternativas é pegar em latas e galões para ir à procura. Cada galão de água que se consegue é motivo de alegria e alívio.
Iluminação pública deficiente
Em muitas partes de Safende a iluminação pública é deficiente. O bairro tem problemas de segurança. Por isso os moradores reclamam e exigem que a iluminação seja reforçada, para que se possam sentir mais seguros à noite.
Soluções para os problemas
Associações locais têm trabalhado para criar soluções para os problemas da comunidade. Acabam de inaugurar uma biblioteca e um museu comunitários para tirar crianças de rua. O museu, inédito em Cabo Verde, almeja preservar a memória histórica do bairro que, nos anos 70, recebeu vários refugiados da guerra civil de Angola. Em Praia, Safende já é visto como um novo conceito de bairro.
Sonhos dos moradores
Ter um bairro desenvolvido, amigo e acolhedor, são alguns dos maiores sonhos dos moradores de Safende, que completa 51 anos de existência em setembro.