O regresso da Champions League
15 de fevereiro de 2018Duas robustas vitórias inglesas fora de portas marcaram os primeiros encontros dos oitavos-de-final da Champions League, com Manchester City e Liverpool a darem passos decisivos rumo à próxima fase da competição.
Entretanto, o Tottenham surpreendeu ao empatar em Turim (2-2), deixando a Juventus numa posição incómoda para o jogo de Londres, e o Real Madrid conseguiu uma reviravolta importante, ao bater o Paris Saint-Germain, em Espanha, por 3-1.
A noite de Sadio Mané
Uma noite de sonho teve o Liverpool no Porto, ao bater a equipa local por 5-0, com Sadio Mané a assinar três golos. O avançado senegalês dos "reds” foi a figura de maior destaque de uma equipa autoritária e dominadora, perante um conjunto português claramente abaixo do nível exigível para esta fase da principal competição europeia.
O egípcio Mohamed Salah e o brasileiro Roberto Firmino completaram a mão cheia de golos de vantagem com que o conjunto de Jurgen Klopp encara a segunda partida, em Anfield.
Também o Manchester City regressa a Inglaterra praticamente apurado: 4-0 em Basileia, com dois tentos do alemão Gündogan, numa clara manifestação de superioridade da equipa líder da Premier League britânica sobre o conjunto helvético.
Ronaldo, o real homem-golo
Apesar de ter estado a perder por 1-0, o Real Madrid puxou dos galões de campeão europeu para assinar uma reviravolta importante na receção aos franceses do Paris Saint-Germain, vencendo por 3-1 e viajando ao Parque dos Príncipes com algum conforto.
Cristiano Ronaldo continua a bater recordes no conjunto "blanco”: com os dois golos apontados aos franceses, o avançado madeirense tornou-se no primeiro jogador da história a atingir 100 golos na Champions League ao serviço de um mesmo clube, e ajudando o Real numa eliminatória de grande dificuldade. Até porque, mesmo derrotado, o brasileiro Neymar confia na recuperação do PSG, esperando "uma grande noite” em Paris.
Em Itália imperou o equilíbrio entre Juventus e Tottenham. A equipa londrina surpreendeu ao conseguir uma igualdade a dois golos, num jogo em que Higuaín se destacou pelos melhores e piores motivos: marcou os dois golos da Juventus, mas falhou também uma grande penalidade. E tudo fica adiado para o estádio de Wembley, num confronto muito nivelado.
Grandes jogos na próxima semana
Terça-feira (20.02) há confronto de gigantes na capital inglesa, com Chelsea e Barcelona a medirem forças, enquanto em Munique o Bayern recebe os turcos do Besiktas.
No dia seguinte, atenções divididas entre Espanha e Ucrânia: em Sevilha, a equipa local recebe o Manchester United, enquanto em Kharkiv os italianos da Roma visitam o Shakhtar Donetsk, para ficar concluída a primeira "mão” dos oitavos-de-final da liga milionária.