Costa do Marfim: reinserção e reabilitação de todos os ex-combatentes
17 de maio de 2011O presidente da Costa do Marfim, Alassane Ouattara, aposta na pacificação do país, depois do caos vivido pelos marfinenses nos últimos meses. Para tal, pediu aos militares e às milícias que combateram ao lado do presidente cessante, Laurent Gbagbo, que o apoiem nesta grande tarefa.
Esses jovens, na sua maioria sem qualquer qualificação profissional, que combateram ao lado das duas forças armadas, interrogam-se sobre o futuro que lhes está reservado...
Para responder a esta pergunta, o Presidente Alassane Ouattara nomeou um Coordenador do Programa Nacional de Reinserção e Reabilitação (PNRRC), Daniel Ouattara. Ele deu uma conferência de imprensa em Abidjan com o objetivo de tranquilizar os ex-combatentes. E neste encontro com os jornalistas, Daniel Ouattara, definiu a prioridade das novas autoridades marfinenses ao afirmar que...
"O Presidente da República fez da segurança das populações e da reconciliação nacional, as duas principais tarefas do seu início de mandato. Para atingir este objetivo, é preciso dar uma especial atenção a todos esses jovens que se familiarizaram com as armas, a fim de os levar a um envolvimento sério no processo de reconciliação visando a construção de um futuro melhor para toda a população marfinense".
Inserção dos ex-combatentes é tarefa urgente
Daniel Ouattara, detalhou em seguida as missões que foram confiadas à sua instituição, tendo destacado...
"Desarmar os milicianos, desmobilizar os ex-combatentes, proceder com urgencia à integração dos ex-combatentes que voluntariamente decidiram entregar as suas armas".
Face à imprensa, o Coordenador do PNRRC disse aos ex-combatentes que a sua reinserção será efetiva no mais curto espaço de tempo... porque muitos deles se interrogam sobre o seu futuro, após o desarmamento, a desmobilização ou o desmantelamento das forças a que pertencem.
"Quero dizer-lhes que o Programa Nacional de Reinserção e Reabilitação já está a trabalhar para poder acolher e encarregar-se dos vários aspetos que norteiam a vida dos desmobilizados e as ex-milícias. Ser-lhes-á dada assistencia, serão orientados e reinseridos no tecido sócio-económico do país, para que possam tornar-se atores ativos do desenvolvimento da Costa do Marfim, através de ações de reinserção económica e social bem como da reabilitação comunitária com vista a uma paz duradoira".
Observadores notam que as autoridades marfinenses desconhecem hoje o número exato de jovens que pegaram em armas nos últimos meses...mas que o regresso definitivo da paz ao país depende de uma boa pacificação da Costa do Marfim e de um bom programa de reinserção dos ex-combatentes.
Autor: Julien Adayé (Costa do Marfim) / António Rocha
Revisão: Carlos Martins