E os melhores adeptos do Mundial são...
Num Mundial cheio de surpresas, os adeptos também têm brilhado ao mais alto nível. Entre tigres, trompetas e maldições, qual a melhor claque?
"Obelix" belga
Os "gauleses" belgas acreditam que encontraram a poção mágica para a Bégica se sagrar pela primeira vez campeã do mundo.
"Fanfarra suíça"
A marcha suíça durou, mas foi derrotada pela Suécia. Mais uma equipa repleta de talento - até nas bancadas - mas o futebol é o momento e esse já acabou para a Suíça no Mundial 2018.
Um recado para o Irão
No seu país de origem, é proibida a entrada de mulheres nos estádios de futebol. Esta adepta iraniana, a par de outras milhares que estiveram na Rússia, serve de chamada de atenção para as leis do Irão. O futebol não tem cor, sexo nem género.
"Língua japonesa"
Os japoneses são geralmente pessoas muito educadas e conservadoras. Mas no futebol não disfarçam os sentimentos e emoções e têm "permissão" para mostrar a língua, até porque o Japão jogou um futebol de deixar água na boca.
"Rock francês"
A fazer lembrar as saudosas décadas de 70 e 80, os franceses vestiram-se a rigor para o espetáculo do futebol mundial. Nem o cabelo escapou. Azul, branco e vermelho, as cores da nação francesa, vica-campeã da europa.
Está no sangue brasileiro
Desde bebé que o povo brasileiro começa a gostar da "bola na rede". O entusiasmo pelo "time" passa de pais para filhos. Está no sangue canarinho.
Conquistadores da Islândia
Desta vez, as coisas não correram tão bem para os "Vikings" da Islândia, como no Campeonato Europeu de 2016. Mas os adeptos islandeses, mais de 30 mil presentes na Rússia, continuam a conquisar o mundo do futebol de forma inspiradora e pacífica.
Beijo croata
Talvez a sensualidade croata tenha ajudado a seleção axadrezada a chegar até aos quartos de final. É caso para dizer que esta fã traz o coração croata na boca.
A vingança mexicana de Montezuma
A vingança de Montezuma é um coloquialismo para a diarreia contraída no México, e outros países latino-americanos, por não moradores. O termo remonta à conquista da população local pelos países europeus. É caso para dizer que a Alemanha pagou a fatura na derrota por 0-1 com o México, que ajudou a seleção campeã do mundo a ser eliminada logo na fase de grupos.
"Leão senegalês"
Todas as equipas africanas foram eliminadas na fase de grupos do Mundial. O leão é um animal feroz, mas quando bem domado vira "gatinho". Foi o que aconteceu neste campeonato do mundo de 2018.
Argentina
Mesmo que o turbante não seja o tradicional acessório nas cabeças argentinas, nem os óculos safaram a seleção de Messi de cair nos oitavos de final do Mundial.
Os Faraós
Três jogos, três derrotas. Os "faraós" desiludiram e os adeptos não contiveram a tristeza da saída a zeros do Mundial. Nem o "rei" Salah conseguiu ajudar o Egito.
"Tigre colombiano"
Podemos encontrar o tigre na Colômbia, mas apenas no jardim zoológico. No entanto, o bom café colombiano pode ser encontrado em qualquer lado. Este adepto de "los cafeteros" preferiu o tigre ao café. Decisão acertada?
O sol uruguaio veio, mas partiu
A emoção de quem eliminou Portugal, o campeão da Europa, mas a tristeza de cair aos pés da França, nos quartos de final. O sonho do tricampeonato acabou, mas o sol não desapareceu. Apenas se escondeu.
Um por todos e todos por um!
Bélgica e Japão. Separados por continentes e milhares de quilómetros. Mas claro, unidos pelo futebol. Há coisa mais bonita na vida que a paixão, amizade e união?