Exploração de ouro no Congo: do minério à barra
A mineração de pequena escala é uma das mais importantes fontes de rendimento da população no leste da República Democrática do Congo. Os mineiros arriscam a vida para extrair o minério da terra.
Trabalho duro
O caminho do ouro começa na mina, onde os trabalhadores extraem o minério da pedra. Como trabalham a uma profundidade de 50 metros há que bombear oxigénio para que os mineiros não sufoquem. Estima-se que 20.000 pessoas trabalhem nas minas do leste da República Democrática do Congo (RDC). Para quem não possui terras, esta é a única forma de ganhar dinheiro.
Muitos sacos por um grama
Um mineiro carrega os sacos cheios pelos estreitos poços da mina para a superfície. Nesta mina na província de Kivu do Sul, é necessário extrair cerca de 200 quilos de minério para conseguir um grama de ouro. Os especialistas que tornam a mina segura com construções de madeira são muito procurados. Sobretudo na época das chuvas os colapsos das minas sob a terra molhada são frequentes.
Profissão: carregador
Um saco pesa cerca de 30 quilos. Um carregador ganha por saco 500 francos congoleses, o que corresponde a 30 cêntimos de euro. Deste modo ganham vários euros por dia. Em fevereiro de 2017, os administradores da mina reduziram o pagamento para 400 francos por saco. Os carregadores entraram em greve e os administradores recuaram.
Minério quebrado
Primeiro o minério é misturado com água, para extrair o ouro. Depois é moído entre duas pedras. Trabalhar assim um recipiente cheio de minério leva várias horas.
Lodo valioso
O minério de ouro é misturado com água para a refinação. Muitas vezes juntam-lhe mercúrio, para que ele forme uma liga líquida com o ouro. Ganhando espessura o ouro cai para o fundo do recipiente, sendo mais fácil de extrair. Mas o mercúrio é tóxico para as pessoas e pode causar danos irreparáveis à saúde.
A primeira venda
O amálgama acinzentado de ouro e mercúrio é vendido diretamente na refinaria e em pequenas quantidades aos comerciantes. Eles avaliam a qualidade da mercadoria, geralmente entre dois e nove euros, apenas inspecionando-a. Os mineiros e comerciantes chamam a estas vendas "lotaria".
A refinação do ouro
Muitas vezes o ouro é revendido várias vezes pelo pequeno ao grande comerciante. De cada vez é aquecido a mais de 500°C. Deste modo o mercúrio evapora e o ouro ganha em pureza. Finalmente é aquecido com ácido nítrico que elimina o resto das impurezas.
Pó valioso
Entretanto, dependendo da origem, o ouro atingiu um grau de pureza entre 92 e 98 por cento.
Riqueza ardente
O ouro é agora aquecido num forno a 1500°C antes de ser fundido em barras. O processo dura até 20 minutos. Após a fundição, o ouro demora 30 segundos para solidificar.
Período de arrefecimento
Uma barra acabada de fundir é colocada na superfície de trabalho. As barras estão muito quentes. Mais tarde serão polidas até que brilhem.
Uma fortuna
A medição eletrónica indica que esta barra tem um conteúdo de ouro de 96,41 por cento. Mas o comércio internacional exige 99,5 por cento. Por isso terá que voltar a ser trabalhado numa refinaria melhor apetrechada. Esta barra pesa um total de 4,163 quilos de ouro e vale cerca de 145 mil euros.