Finais da UEFA 100% inglesas
Arsenal x Chelsea na final da Liga Europa e Tottenham x Liverpool na final da Liga dos Campeões. Os inglesas voltam a cantar: "Football is coming home..." (o futebol vai regressar a casa)
Valência 2-4 Arsenal (3-7 agg.)
Os "gunners" levaram na bagagem uma vantagem de 3-1, mas nem por isso deixaram de procurar matar a eliminatória cedo. Aos 11 minutos, Gameiro marcou para o Valência. Mas seis minutos depois, Aubameyang fez o 1-1. Já na 2ª parte, Lacazette (foto), fez o 1-2 e acabou com as esperanças do Valência. Gameiro ainda empatou aos 58 minutos. Mas Aubameyang marcou aos 69 e 88 minutos. "Hat-trick" e 2-4.
Aubameyang x 3
Grande noite do avançado gabonês do Arsenal. Aubameyang já tinha marcado na vitória por 3-1, na primeira mão. Mas em Espanha, o goleador fez 3 golos e garantiu a primeira vitória de sempre do Arsenal em Valência. Aubameyang tem agora oito golos na Liga Europa e é o 3º melhor marcador da competição, atrás de Luka Jovic e Giroud (10 golos). Conseguirá marcar um "hat-trick" (3 golos) na final?
Sr. Liga Europa
Unai Emery colocou o Arsenal numa final europeia, 13 anos depois. O técnico espanhol, que se destacou no comando do Sevilha, entre 2013 e 1016, pode conquistar pela quarta vez, a Liga Europa. Emery conquistou as três e de forma consecutiva no emblema espanhol. O primeiro e último título europeu do Arsenal foi em 93/94. Na altura, os "gunners" venceram a já extinta, Taça das Taças.
Sem hipótese
O agregado final da eliminatória, 7-3, expressa a diferença de qualidade das duas equipas. O Valência foi claro na abordagem aos dois jogos com o Arsenal. Marcar primeiro e defender. Metade da missão foi conseguida. Nos dois jogos, o emblema espanhol marcou primeiro. Mas o poderio ofensivo do Arsenal, comandado por um técnico especialista em questões europeias, não deu hipóteses...
Chelsea 2-1 Eintracht Frankfurt (4-3 grandes penalidades)
Eliminatória mais equilibrada que previsto. Depois do empate a uma bola na Alemanha, o Chelseam tinha o conforto do golo fora e a equipa confiou nesse fator. Aos 28 minutos, os londrinos abriram o marcador por intermédio de Loftus-Cheek. No entanto, quatro minutos do 2º tempo, Luka Jović anulou a vantagem do golo fora do Chelsea e fez o 1-1. Nas grandes penalidades, Hazard fez o golo decisivo.
Momento do jogo
Kepa Arrizabalaga foi protagonista de uma defesa, no mínimo, imprevisível. O guardião espanhol, que custou 80 milhões de euros ao Chelsea, no início da época, defendeu duas das cinco grandes penalidades do Frankfurt. A 1ª defesa (foto), a mais marcante. O Frankfurt tinha vantagem de 3-2 e Hinteregger decidiu atirar para o meio da baliza. Kepa ficou e travou a bola com o joelho...
Grande campanha
Chegou ao fim o sonho do Frankfurt. Tudo começou na fase de grupos, em que os alemães ganharam os seis jogos. Nos 16 avos-de-final, 6-3 na eliminatória com o Shakhtar Dontesk. Depois, nos oitavos de final, eliminação do Inter de Milão, com uma vitória por 0-1 em Itália. Nos quartos de final, os alemães eliminaram o Benfica. Com o Chelsea, faltou eficácia...
Novo galático?
Que época de sonho para Luka Jović. 27 golos em 46 jogos, com destaque para 10 golos em 14 jogos, só na Liga Europa. O avançado sérvio de 21 anos, desperta o interesse dos maiores clubes do mundo. Tanto é que o Eintracht Frankfurt ativou a clausula de compra no valor de seis milhões de euros, pagos ao Benfica. Os rumores insistem na ida de Luka Jović para o Real Madrid, por 60 milhões de euros.