Futebol: As dez equipas mais valiosas do mundo
Descubra quais são as dez equipas mais caras do mundo, que somadas, valem quase 9 mil milhões de euros.
Liverpool FC: 1,1 mil milhões de euros
O campeão inglês é o clube com o plantel mais valioso do mundo. Só Moh Salah e Sadio Mané (foto), juntos, valem 240 milhões de euros. Os dois avançados, em simultâneo no Liverpool desde 2017/18, já participaram em 234 golos em 328 jogos. Na bagagem, uma Liga dos Campeões e uma Premier League.
Manchester City FC - 1,04 mil milhões de euros
Em 2º lugar, está o principal rival do Liverpool pelo domínio do futebol inglês nos últimos três anos. O Manchester City continua sem chegar à tão desejada final da Liga dos Campeões. No entanto, conquistou o bicampeonato inglês (2018 e 2019). Desde a chegada de Pep Guardiola, em 2016, o Manchester City já investiu mais de 866 milhões de euros...
FC Barcelona - 1,02 mil milhões de euros
Mesmo com 33 anos e no último ano de contrato, Lionel Messi é o jogador mais valioso dos "blaugrana". O astro argentino, seis vezes vencedor da Bola D´Ouro, está avaliado em 112 milhões de euros. 2020 foi um ano para esquecer para o Barcelona. Não conquistou qualquer troféu, perdeu o título para o Real Madrid e foi humilhado pelo Bayern Munique na Liga dos Campeões (2-8 nos quartos de final).
Chelsea FC: 917,7 milhões de euros
Para muitos, é conhecido como o clube do magnata Roman Abramovich. O empresário russo é o proprietário do Chelsea desde 2003. De acordo com os dados mais recentes, Abramovich tem uma fortuna calculada em 12,5 mil milhões de euros. No Chelsea, já investiu mais de 2,19 mil milhões de euros. Recuperou o prestígio nacional do Chelsea e arrecadou duas competições europeias.
Real Madrid CF: 877,2 milhões de euros
Os reis da Liga dos Campeões (13 conquistas) estão num "modesto" 5º lugar. Fruto disso é o razoável número de jovens talentos que integram o plantel dos campeões espanhóis. Entre os galáticos, o mais valorizado é Eden Hazard, calculado em 80 milhões de euros. Quanto às jovens promessas do Real Madrid, Vinícius Júnior, Rodrygo e Martin Ödegaard estão avaliados em 45 milhões cada um.
FC Bayern Munique: 837,95 milhões de euros
Os novos campeões europeus e octacampeões alemães disparam no valor de mercado coletivo e individual. O Bayern Munique tem um plantel com média de idades de 23.88, apesar de jogadores como Neuer (34), Lewandowski (32) e Müller (31) serem as principais figuras da equipa. Na mais recente revisão, Serge Gnabry, de 25 anos, é o jogador mais valioso, avaliado em 90 milhões de euros.
Manchester United FC: 799,4 milhões de euros
Os "Red Devils" são muitas vezes colocados lado a lado com o Real Madrid, como as duas maiores equipas do mundo, principalmente, a nível financeiro. Desportivamente, o United está longe dos anos de sucesso alcançados sob o comando de Sir Alex Ferguson. O ícone do Manchester United reformou-se em 2013 e, desde então, o United não mais ganhou a Premier League, apesar do poderio financeiro.
PSG: 784,9 milhões de euros
O clube vice-campeão europeu é um projeto económico-desportivo que domina o futebol francês, mas, na Europa, ainda não conseguiu vingar. Nasser Al-Khelaifi, do Qatar, é o dono do clube parisiense desde 2011. Até hoje, o empresário investiu mais de 1.300 milhões de euros. O principal investimento foi em Neymar (foto). O astro brasileiro custou mais de 222 milhões de euros, o mais caro de sempre.
Atlético Madrid: 780 milhões de euros
João Félix é o cabeça de cartaz do novo projeto desportivo do Atlético Madrid. O jovem avançado formado no Sport Lisboa e Benfica custou 126 milhões de euros e é o jogador mais caro da história dos "colchoneros". As expetativas foram altas na primeira época, mas o Atlético desiludiu na Liga dos Campeões, ficando pelo caminho nos quartos de final de forma contundente perante o RB Leipzig.
Tottenham Hotspur: 774,55 milhões de euros
A equipa londrina comandada por José Mourinho desde a segunda metade da época passada (2019/20) falhou a qualificação para a Liga dos Campeões e disputa um lugar na Liga Europa. Harry Kane, avançado inglês e o melhor marcador do Mundial 2018, é o grande ativo do Tottenham, avaliado em 120 milhões de euros. O regresso de Bale (empréstimo) é mais um trunfo para Mourinho.