Georges Chikoti eleito secretário-geral do ACP
8 de dezembro de 2019Segundo a Embaixada da República de Angola em Lisboa, num comunicado divulgado este sábado (07.12), Georges Chikoti "foi eleito em Nairobi novo secretário-geral do Grupo África, Caraíbas e Pacífico (ACP) durante mais uma sessão do Conselho de Ministros do ACP, tendo vencido Brave Rona Ndisale, do Malawi, e Chifamba Tadeus Tafirenyika, do Zimbabué".
Chikoti será o primeiro angolano a assumir uma posição de destaque no ACP. O diplomata angolano substitui Patrick Gomes, que recebeu numerosas felicitações dos delegados.
O ministro das Relações Exteriores de Angola, Manuel Augusto, citado no comunicado, considerou que a escolha de Georges Chikoti para secretário-geral da ACP "é uma garantia para a existência de um secretariado compatível com as dinâmicas do novo mundo".
"Na verdade, o senhor embaixador Georges Chikoti, pelas suas qualidades pessoais, a sua competência e longa experiência na arena internacional, parece-nos ser a escolha certa no momento certo e uma garantia de que teremos um secretariado dinâmico e atuante, compatível com as dinâmicas de um mundo marcado por rápidas transformações", afirmou o governante, em declarações à comunicação social, em Nairobi.
Georges Chikoti
O atual embaixador de Angola na Bélgica, de 64 anos, que nasceu em Dondi, província do Huambo, é mestre em Geografia Económica e licenciado em Relações Internacionais pela Universidade de Otava, no Canadá.
he worked at the Imperial Bank of Canada in Toronto and was a consultant to the Canadian International Development Agency (CIDA).
Georges Chikoti, que foi ministro das Relações Exteriores de Angola até 2017, Trabalhou no naco canadense Imperial Bank of Canada, em Toronto, e foi consultor da Agência Canadense de Desenvolvimento Internacional (CIDA) .
Ele assume funções no ACP em março de 2020. O mandato termina em 2025.