Já provou a macadâmia do Niassa?
Conhecida como o "ouro verde do Niassa", a macadâmia é uma noz rica em nutrientes e com alto valor comercial, usada na alimentação e na produção de cosméticos.
A origem e "John MacAdam"
A macadâmia é uma deliciosa amêndoa oleaginosa de origem australiana, cujo nome foi dado em homenagem a John MacAdam, responsável por catalogar diversas espécies de plantas. Apesar da origem australiana, a macadâmia teve um maior desenvolvimento em outros países.
Macadâmia, a noz do Niassa
A província do Niassa, no norte de Moçambique, adotou a cultura de produção da macadâmia em 2010. Apenas dois produtores abasteciam o mercado internacional. O diretor dos serviços das atividades económicas do Niassa, José Varimelo, diz que atualmente a província tem mais de 30 empresas que praticam a cultura numa área de 2516,8 hectares, desde privados a pequenos produtores.
"Super food"
Com uma sabor amanteigado, a macadâmia também possui uma série de nutrientes - como proteínas, vitaminas, minerais e gorduras saudáveis, como o ômega 3. Considerada um "super food", pode ser usada em para produzir óleo, manteigas ou até mesmo ser servida tostada.
Macadâmia para o bem-estar
Os produtos de macadâmia também podem ser usados para o bem-estar, como os óleos produzidos para cosméticos variados: xampus, cremes de hidratação, óleos para cabelos ou corporais.
Acelerar a produção
A produção da macadâmia dura mais de 10 anos em plantas não enxertadas e menos de cinco anos nas enxertadas. Mas o que é o enxerto? Trata-se de uma técnica usada para proporcionar o rápido desenvolvimento das plantas, em que o ramo de uma é colocado em outra, permitindo a reprodução das árvores e dos arbustos.
Da colheita à secagem
No processo de produção, a colheita das amêndoas é seguida pela recolha e armazenamento no local de conservação. Depois, inicia-se o processo de descasque da primeira camada. Em seguida vem a secagem na estufa e a seleção da amêndoa para venda no mercado internacional – esta última é feita com base no seu tamanho.
Mercado promissor
O Niassa atrai cada vez mais investidores estrangeiros para apostar nesta cultura. Dados de 2023 dão conta que a província arrecadou 40,3 milhões de meticais (cerca de 580 mil euros) com a exportação de macadâmia.
Conhecida como o "ouro verde do Niassa", a macadâmia é uma noz rica em nutrientes e com alto valor comercial, usada na alimentação e na produção de cosméticos. O clima ameno da província do Niassa é ideal para o seu cultivo. Saiba mais: