1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Learning by Ear – Aprender de Ouvido recebe Prémio Paridade

2 de junho de 2009

A Deutsche Welle, a Voz da Alemanha, recebeu no dia 29 de Maio de 2009 o Prémio Paridade Mulheres e Homens na Comunicação Social, promovido pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género de Portugal.

https://p.dw.com/p/Hzfq
Zainab Aziz, Johannes Beck e Andrea Schmidt com o prémio que foi entregue em Lisboa no auditório do Centro Comercial Picoas PlazaFoto: DW
Ela atribuiu uma menção honrosa à redacção portuguesa da Deutsche Welle pela radionovela “As Jovens”, emitida entre os dias 2 de Agosto e 11 de Outubro de 2008. A entrega do prémio foi feita em Lisboa pelo Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros de Portugal, Jorge Lacão.

Pela primeira vez na história deste prémio jornalístico um órgão internacional foi distinguido. O prémio distingue trabalhos jornalísticos que promovem imagens equilibradas e diversificadas de homens e mulheres; que estimulam uma maior participação de mulheres na produção e tomada de decisão; que produzem e divulgam materiais sobre mulheres em posições de liderança e que divulgam informações no sentido de aumentar a consciência do público em geral sobre os direitos humanos das mulheres.

Meninas: a chave para o desenvolvimento

Journalistenpreises Premio Paridade
Discurso na ceremónio de entrega do Prémio ParidadeFoto: DW

A chave para o desenvolvimento sustentável está nas mãos das mulheres. Ou como explica o Banco Mundial: os investimentos na educação das mulheres são os mais vantajosos que um país pode fazer. Não só diminuem a mortalidade infantil e maternal e reduzem a taxa de natalidade, como também melhoram a educação dos filhos e aumentam a produtividade. Mesmo assim, as jovens estão em desvantagem. Muitas meninas não frequentam a escola, ou desistem mais cedo, porque os pais não acham importante que as filhas tenham uma boa educação. Afinal o seu destino é casar, ter filhos e ficar em casa...

Este é um dos vários temas da rádionovela. Ou como diz a heroína da rádionovela, a jovem Bibiy, quando tenta convencer os pais duma colega de turma que é importante que ela volte a escola, em vez de ser casada muito jovem: “Uma boa educação não só beneficia as jovens como também as suas famílias. As raparigas podem vir a ser médicas, professoras, pilotas, advogadas, engenheiras, boas lavradoras, também oficiais de polícia. O que importa é a educação e o profissionalismo! E não se é rapaz ou rapariga.”

Quem contribuiu para o sucesso da rádionovela “As Jovens”

Zainab Aziz, uma jornalista do Quénia, que trabalhou durante vários anos na redacção do programa em suaíli da Deutsche Welle, foi a autora da versão original da rádionovela em inglês, o texto que depois foi adaptado por Maria Kremer para o português e que deu origem ao trabalho premiado. Johannes Beck, chefe da redacção portuguesa da Deutsche Welle, foi responsável pela coordenação da versão portuguesa da série.

Learning by Ear Programme in Maputo
Lucrécia Noronha, Sílvia Mendes, Orquídea Gomes e Irene Tembe durante a gravação da série "As Jovens" nos estúdios da Rádio Capital em MaputoFoto: DW / Johannes Beck

Os diálogos foram gravados em Maputo com a ajuda do Teatro Avenida, nomeadamente de Lucrecia Paco e Jorge Vaz, para seleccionar os mais de vinte atores da rádionovela. Jorge Vaz também fez a direcção artística durante as gravações. Os papéis foram interpretados por: Orquídea Gomes como Bibiy, Lucrecia Noronha, Tizy Dimande, Carla Massitela, Irene Tembe, Quinilda Igreja, Violeta Mbilane, Angelina Chavango, Aliaga da Silva, Isaac Mandlate, Maria Atália Combane, Sílvia Mendes, Dadivo Combane, Francilia Jonaze, Linda Charles, Ivan Laranjeira, Elliot Alex, Sérgio Mabombo, Abdil Juma e Tomás Bié.

A coordenação da produção em Maputo ficou a cargo da jornalista moçambicana da DW, Nádia Issufo. Os responsáveis pela parte técnica foram Götz Bürki da Deutsche Welle e Nelson Pereira da Rádio Capital – Rádio Trans Mundial, em cujo estúdio foram gravadas as séries. A pós-produção nos estúdios da DW em Bona foi feita por Carla Fernandes, jornalista portuguesa da DW, com o técnico de som da Deutsche Welle, Gerd Georgii.

O que é o Learning by Ear – Aprender de Ouvido

A série “As Jovens” faz parte de uma de dez séries do projeto Learning by Ear – Aprender de Ouvido, financiado pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Alemanha. Trata-se de programas educativos com que a Deutsche Welle quer contribuir para melhorar a qualidade de vida sobretudo de jovens africanos. A Deutsche Welle produz o Learning by Ear em seis línguas – para além de inglês e português também em francês, suaíli, amárico e haúça.