Liga dos Campeões: Cimeira "german-spanish", em Wembley
8 de maio de 2024O Real Madrid venceu esta quarta-feira (08.05), o Bayern de Munique com o agregado de 4 - 3. Alphonso Daves apontou o único tento do Bayern (aos 68 minutos). Mas Joselu bisou aos 88 e 90+1, fechando a contenda com o resultado de 2 - 1.
Na terça-feira (07.05), o Dortmund "chutou" para fora da prova o PSG, com o agregado de 2 - 0.
Borussia Dortmund vs. Real Madrid será o primeiro encontro entre os dois conjuntos na final. Se o Real Madrid já soma 14 troféus da Champions, o Dortmund vai à busca do segundo. O único título é da época 1996/97.
Na época seguinte, as duas equipas encontraram-se nas meias-finais. O Real Madrid seguiu para a final com o agregado de 2 – 0, golos conseguidos na primeira mão em Madrid.
Seguiram-se mais duelos, na fase de grupos. Mas há 11 anos, isto é, na época 2012/13, o Dortmund viria a eliminar o Real Madrid também nas meias-finais, cuja final disputou-se em Wembley contra o Bayern de Munique, que acabou com a vitória do Bayern, na altura comandado por Jupp Heynckes.
1 – 2 foi o resultado final, com o golo da vitória a ser apontado por Arjen Robben aos 89 minutos do jogo.
Quem levará o canecão?
O histórico entre os "Los blancos” e os "Pretos e Amarelos”, dá o saldo positivo para a equipa da capital espanhola – Real Madrid, com seis vitórias, num total de 14 partidas. O BVB venceu três e há um registo de cinco empates.
O Real Madrid que acaba de vencer a La Liga vai à terra da sua majestade em busca de regressar ao trono que lhe foi retirado na época passada pelo Manchester City. Mas também está à procura de um triplete, depois de ter ganho a Super Taça Espanhola.
Mas, o central do Dortmund e herói da equipa no jogo da segunda mão contra o PSG, Mats Hummels acredita que tudo é possível com uma "pontinha” de sorte.
"Poucas as pessoas pensaram que estaríamos aqui. Mas agora estamos em Wembley. É simplesmente incrível”, disse no final do jogo desta terça-feira (07.05), contra o PSG, Hummels.
Hummels, Marco Reus e Emiry Can (então Bayern de Munique) são as únicas unidades do Borussia Dortmund que estiveram na final de 2013, contra o Munique, em Wembley.
O central de 34 anos está ciente do peso que isso representa para si e para os seus colegas. Mas não lhes faltará a força de vontade para vencer.
"Enfrentaremos um adversário muito forte. Todos nós acreditamos nisso”, declarou à imprensa Mats Hummels, o herói da qualificação do BVB.