Liga dos Campeões: Top-10 de jogadores que fizeram um "póker" de golos em menos de 90 minutos
Nomes como Ibrahimović, Van Basten, Cristiano Ronaldo e Messi integram a lista de craques que marcaram quatro ou mais golos numa partida a contar para a Liga dos Campeões. Mas há um nome acima de todos estes génios...
1º Luiz Adriano
O avançado brasileiro foi um dos maiores talentos a emergir no futebol europeu, na altura, ao serviço do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia. Adriano fez parte da "dream team" de brasileiros que dominaram o campeonato e faziam magia na "Champions". Nomes como Willian, Douglas Costa, Bernard e ainda mais alguns craques. Em 2014/15, Luiz Adriano marcou cinco golos em 54 minutos frente ao BATE Borisov.
2º Lionel Messi
O maior jogador da história do Barcelona, Lionel Messi, já destruiu muitas equipas num só jogo na Liga dos Campeões. De resto, é o 2º maior marcador da história da competição, com 118 golos em 146 jogos. Uma das principais vítimas do pé esquerdo do astro argentino foi o Bayer Leverkusen na época 2011/12. Lionel Messi marcou cinco golos à equipa alemã, em 60 minutos...
3º Robert Lewandowski
É unânime: Lewandowski foi o melhor jogador do mundo em 2020. Em 2019/20, foi o melhor marcador da Bundesliga, da DFB-Pokal (Taça da Alemanha) e da Liga dos Campeões. O avançado polaco terminou com 15 golos marcados em dez jogos. Quatro desses 15 golos foram marcados ao Estrela Vermelha, na fase de grupos. Foi um "póker" em... 14 minutos!
4º Cristiano Ronaldo
O maior goleador da história da Liga dos Campeões ainda está em atividade. O seu nome? Cristiano Ronaldo. Registo? 132 golos em 173 jogos. Cinco Ligas dos Campeões no bolso. Quer outro número impressionante? Na época 2015/16, CR7, na altura ao serviço do Real Madrid - que viria a conquistar o troféu na final frente ao Atlético de Madrid - marcou quatro golos em 20 minutos num jogo frente ao Malmö.
5º Dado Pršo
O avançado croata foi uma das principais figuras do Mónaco na célebre caminha até à final da Liga dos Campeões em 2003/04, troféu conquistado pelo FC Porto, por 0-3. No entanto, Pršo fez história com a camisola da equipa francesa. Frente ao poderoso Deportivo da Corunha, o avançado croata marcou quatro golos em 23 minutos.
5º Mario Goméz
O "tanque" alemão Mario Gómez foi campeão europeu pelo Bayern Munique em 2013. No entanto, uma das melhores exibições do avançado alemão foi na época 2011/12. Gómez marcou um "póker" de golos ao Basileia, da Suíça. Tempo? 23 minutos de jogo...
7º Bafétimbi Gomis
Gomis foi um dos belos avançados franceses a jogar na Europa. Característico pela velocidade e equilíbrio com bola, Gomis brilhou ao serviço do Lyon, onde marcou 95 golos em 244 jogos. Um dos momentos altos da carreira do avançado francês foi em 2011/12. Na altura, o Lyon enfrentou o Dinamo Zagreb, da Croácia. Gomis marcou quatro golos em 26 minutos de jogo.
8º Marco Van Basten
Uma lenda do AC Milan, da seleção holandesa que ficou conhecida como a "laranja mecânica" e um dos maiores jogadores da história do futebol mundial. Van Basten ganhou três bolas de ouro, um Europeu e duas Ligas dos Campeões, entre outros troféus. Na prova milionária em 192/93, ano em que conquistou a terceira Bola de Ouro, Van Basten marcou quatro golos em meia hora frente ao Gotemburgo.
9º Serge Gnabry
Londres será sempre um palco a recordar para Serge Gnabry. Na caminhada do Bayern Munique até à conquista da Liga dos Campeões em 2019/20, o avançado alemão assombrou o Tottenham, comandado por Mauricio Pochettino. Gnabry marcou quatro golos em apenas 35 minutos. O Bayern Munique venceu o jogo por 2-7 e Gnabry acabou a prova como o segundo melhor marcador: 11 golos.
10º Zlatan Ibrahimović
O "Ibrahcadabra" tornou-se num dos ícones do PSG. Em quatro anos com a camisola da equipa francesa, marcou 156 golos em 180 jogos. Um dos maiores momentos a nível individual foi na época 2013/14. Na partida frente ao Anderlecht, da Bélgica, o avançado sueco marcou quatro golos em 45 minutos de jogo.