Liga Europa: Sporting, o único vencedor português
Os leões venceram os turcos do Başakşehir por 3-1 e das quatro equipas portuguesas em competição, foi a única que venceu. Benfica, Braga e FC Porto perderam todos fora pela margem mínima.
Sporting 3-1 Başakşehir
Grande vitória do Sporting, que irá jogar com uma vantagem de dois golos na Túrquia. Logo aos três minutos, Coates (foto), abriu o marcador para os leões. Um minuto antes dos 45, Sporar dobrou o marcador e estreou-se a marcar com a camisola do Sporting. Na 2ª parte, aos 51 minutos, Vietto fez o 3-0 e deu contornos de goleada ao resultado. Aos 77 minutos, Visca fez o 3-1 de penálti (duvidoso).
Sporting
O Sporting foi a única das quatro equipas portuguesas em competição, a vencer. É verdade que jogou em casa, mas mostrou competência, eficácia e acima de tudo tranquilidade, fatores que não se têm visto no futebol leonino, patente nos resultados no campeonato português (4º lugar). A Liga Europa pode ser uma janela de oportunidade para fazer algo de positivo esta época.
Bayer Leverkusen 2-1 FC Porto
Vitória justa, mas curta do Bayer Leverkusen. Aos 29 minutos, Lucas Alario abriu o marcador na BayArena. Na 2ª parte, penálti para o Leverkusen. Kai Havertz permitiu a defesa de Marchesin, mas o VAR mandou repetir o penálti, devido ao posicionamento do guarda-redes. Na 2ª tentativa, Havertz não falhou. Aos 73 minutos, Luis Díaz fez o 2-1 e deixa tudo aberto para o Dragão.
VAR
Mesmo com o árbitro e o assistente alinhados com o penálti, teve de ser o VAR a corrigir a equipa de arbitragem, pois não viram Marchesin dar um passo em frente na linha de golo, antes de Kai Havertz partir para o remate. Sorte para o prodígio alemão, que viu a primeira tentativa falhada. À segunda oportunidade, não perdoou.
Shakhtar Donetsk 2-1 Benfica
Duelo entre portugueses na Ucrânia. De um lado o Benfica, do outro Luis Castro, treinador do Shakhtar. Levou a melhor a equipa ucraniana. Os golos surgiram apenas na 2ª parte. Aos 56 minutos, Alan Patrick fez o 1-0. Onze minutos depois, Pizzi, de grande penalidade, empatou para os campeões nacionais. Aos 72 minutos, Kovalenko aproveitou erro defensivo de Ruben Dias e fez o 2-1 final.
Vlachodimos
Nos últimos cinco jogos, o Benfica perdeu três jogos e sofreu nove golos. E o cenário poderia ser pior, não fosse Vlachodimos. O guarda-redes grego das águias tem sido, recorrentemente, uma das melhores unidades do Benfica. Com o Shakhtar, voltou a travar mais dois golos e mais um par de grandes defesas. Está em grande forma!
Glasgow Rangers 3-2 SC Braga
Tudo parecia encaminhado para uma noite histórica... Mas foi para o Rangers! Aos onze minutos, Fransérgio fez um golaço de fora da área e deu vantagem ao Braga. Já na 2ª parte, os guerreiros do minho fizeram o 0-2, por Abel Ruíz. Aos 67 minutos, começa a remontada escocesa. Hagi (foto), reduziu para 1-2. Aos 75 minutos, Aribo empatou para o rangers. E aos 82 minutos, Hagi deu a vitória ao Rangers.
Fator Gerrard
Quem tem Gerrard num balenário, uma desvantagem de dois golos não é nada. Quem não se lembra da final da "Champions" em 2005, quando o Liverpool perdia por 0-3 com o AC Milan e o Liverpool acabou por vencer nos penáltis? O Rangers apareceu transfigurado na 2ª parte e conseguiu virar um resultado que seria difícil de virar em Portugal. Ainda assim, Braga tem dois golos marcados fora...