Mayra Andrade lança novo álbum com músicas em inglês
15 de outubro de 2013O single “We used to call it love” já toca nas rádios desde setembro. A música é cantada em inglês e crioulo cabo-verdiano. Uma surpresa para os fãs de Mayra Andrade. “A minha condição para cantá-la era que eu pudesse escrever uma parte em crioulo. Eu queria que o público cabo-verdiano pudesse se identificar e se encontrar nela, mesmo que fosse por um instante ou numa passagem da música”, conta a cantora.
Mayra Andrade acredita que o público de Cabo Verde recebeu bem o novo single, principalmente os mais jovens. Em resposta às críticas pela interpretação em inglês, ela nega que tenha optado pelo caminho mais fácil. “Há pessoas que acham que o artista vendeu a alma ao diabo. Não é fácil fazer uma música de qualidade e eu não acho que o meu trabalho seja comercial”.
No quarto disco da carreira, Mayra também interpreta as canções em francês e português, cruzando geografias e culturas. “Para mim, era importante manter o crioulo em pelo menos metade do disco, mas o resultado é muito mais pop”. Mayra denomina o gênero como uma espécie de pop tropical. “Sempre tem um toque cabo-verdiano nas músicas que eu canto em outros idiomas”, justifica.
Mayra compositora
A cantora quis voltar a uma linguagem mais simples e acessível que é característica do pop. “Eu senti que tinha de compor as minhas próprias músicas, porque era a única forma de me sentir completamente livre para fazer os arranjos”.
O novo álbum representou um desafio na medida em que Mayra se aventurou em outros estilos. “Era importante que as pessoas continuassem a me reconhecer. Ao mesmo tempo, eu quis perder-me e encontrar-me novamente em outras sonoridades”.
O disco foi gravado em Brighton, no Reino Unido, com a produção deMike Pelanconi. Os músicos Kim Alves e Zé Luis Nascimento continuam a acompanhar Mayra neste trabalho. Compositores de várias nacionalidades, como Yael Naim, Piers Faccini, Tété, Benjamin Biolay e Pascal Danae, participaram de “Lovelly Difficult”.
O álbum será lançado pela Sony Music no dia 11 de novembro em Cabo Verde, França, Suíça, Brasil, Portugal, Itália e Suécia. O público da Alemanha e do Reino Unido vai conhecer o novo disco no início do próximo ano.
Raízes
Mayra Andrade nasceu em Cuba, mas passou a infância em Cabo Verde. “As pessoas pensam que eu sou cubana, mas não é nada disso. Eu sou completamente cabo-verdiana, de pai e mãe. Nasci em Cuba por acaso”.
A cantora já viveu no Senegal, Angola e Alemanha. Apesar de morar há 11 anos em Paris, mantém uma forte ligação à sua terra natal. “Os anos em que eu vivi fora também serviram para conhecer o meu país de perspectivas diferentes”.