Moçambique: Meteorologia alerta para possível ciclone
17 de janeiro de 2022"Formou-se um sistema de baixa pressão atmosférica que pode evoluir para o estado de ciclone tropical sobre a costa leste de Madagáscar, no dia 22 de janeiro", lê-se num comunicado do Instituto Nacional de Meteorologia de Moçambique (INAM).
O INAM vai continuar a "monitorizar a evolução" do sistema e apela à população para que siga a informação meteorológica - estando a depressão a ser igualmente acompanhada pelas restantes rede meteorológicas da região.
As águas quentes desta altura do ano no oceano Índico, incluindo no canal de Moçambique, são um dos fatores que contribuem para a formação de ciclones que costumam atingir a costa moçambicana entre dezembro e abril.
Evitar o pânico
Apesar dos indícios de formação do ciclone tropical, o diretor nacional-adjunto do INAM, Mussa Mustafa, disse ao jornal "O País" que não é altura para pânico.
"Até esta altura, é prematuro ter a dimensão do fenómeno, não temos como aferir por onde vai passar, porque ele depende das condições atmosféricas por onde passa para se desenvolver ou enfraquecer", explicou Mustafa.
Segundo o INAM, "o mais importante é que a população esteja atenta e informada do que está a acontecer."
Pelo menos 10 pessoas morreram e outras 47.493 foram afetadas por chuvas, ventos fortes e outros desastres naturais em Moçambique na atual época chuvosa, segundo o mais recente relatório do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD).