1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Entre a tradição e a modernidade

6 de janeiro de 2012

Reformas administrativas no parque de Nyae Nyae, no nordeste da Namíbia, deverão melhorar as condições de vida dos San ou "homens dos bosques".

https://p.dw.com/p/Qu4d
Kunta Boo é o chefe, o "mais velho", da comunidade dos San que vive na zona de Tsumkwe, no parque de Nyae Nyae, nordeste da NamíbiaFoto: DW

Neste "Contraste" falamos-lhe dum povo africano com uma história ancestral: o povo San, um povo que pertence aos assim denominados "bosquímanos", ou homens dos bosques, que vivem no sul da África há pelo menos 100 mil anos. Muitos cientistas afirmam mesmo, que está provado e comprovado, que a humanidade descende precisamente deste povo.

Namibia ländliche Entwicklung Internationale Koproduktion
As mulheres san "bosquímanas" de Tsumkwe produzem pulseiras e colares de cascas de ovos de avestruz. Organizações de cooperação tentam apoiar a comercialização destes produtosFoto: DW

Os San tem vindo a queixar-se de perseguição cultural e opressão económica por parte dos governos, tanto da Namibia como do Botswana, Estados que hoje administram os territórios históricos dos San. Uma das areas ainda hoje ocupadas por membros deste povo é o Parque Nacional de "Nyae Nyae", no nordeste da Namíbia, onde vivem 2.500 pessoas, numa area de cerca de 9.000 metros quadrados.

Uma reportagem elaborada por Susanne Henn e Jochen Berends – em regime de co-produção entre a radiodifusão namibiana NBC a Deutsche Welle. Apresentação é de António Cascais.

Autor: António Cascais
Edição: Johannes Beck