NATO congratula-se com a adesão da Suécia
26 de fevereiro de 2024
"O caminho está livre para a Suécia na NATO, é uma vitória para todos (...). Esta decisão reforça a nossa aliança de defesa e, com ela, a segurança da Europa e do mundo", declarou o chanceler alemão, Olaf Scholz numa mensagem publicada na rede social X (antigo Twitter).
"Parabéns ao vosso país", disse o Presidente francês, Emmanuel Macron, congratulando-se com o facto de a Suécia e, antes dela, a Finlândia terem aderido à NATO (Organização do Tratado do Atlântico-Norte, bloco de defesa ocidental).
Por sua vez, o chefe do Governo britânico, Rishi Sunak, classificou o dia de hoje como "um dia histórico" para a NATO, após a 'luz verde' do parlamento da Hungria à adesão da Suécia, o único obstáculo que faltava ultrapassar para a sua entrada na Aliança Atlântica.
NATO satisfeita
O secretário-geral da NATO afirmou que a Suécia tornará a Aliança Atlântica "mais forte e segura". "Congratulo-me com o voto do Parlamento húngaro para ratificar a adesão da Suécia à NATO. Agora que todos os Aliados a aprovaram, a Suécia tornar-se-á o 32º Aliado da NATO. A adesão da Suécia tornar-nos-á a todos mais fortes e mais seguros", escreveu Jens Stoltenberg na conta pessoal na rede social X (ex-Twitter).
Também na mesma rede social, o primeiro-ministro sueco, Ulf Kristersson, afirmou já que a Suécia está "pronta para assumir as suas responsabilidades" na NATO, considerando a adesão de Estocolmo à Aliança Atlântica como "histórica".
As saudações dos EUA
Os Estados Unidos saudaram também a ratificação da adesão da Suécia, a etapa final da entrada do país nórdico na Aliança Atlântica, precipitada pela invasão russa da Ucrânia.
"Saudamos hoje a votação do parlamento húngaro e aguardamos com expetativa a sua finalização", afirmou o porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller.
A Suécia deve agora depositar junto dos Estados Unidos o chamado protocolo de adesão, que ficará à guarda do Departamento de Estado norte-americano em Washington.
Como final simbólico, a bandeira da Suécia será hasteada numa cerimónia na sede da NATO, em Bruxelas, juntamente com as dos outros 31 aliados.