Nigéria: Lei permite Governo aumentar empréstimos
27 de maio de 2023As mudanças, adotadas durante uma sessão de emergência, permitirão ao Governo aumentar de 5% para 15% o seu cheque especial no Banco Central da Nigéria. Os deputados aprovaram as mudanças na quinta-feira (25.05).
O presidente Bola Tinubu está a herdar o país com um crescimento económico anémico, uma dívida recorde e a produção de petróleo cada vez menor. A inflação de dois dígitos, que corroeu a economia e os salários, é um dos principais problemas que enfrentará a partir de segunda-feira (29.05) quando tomar posse.
Os gastos da maior economia da África ultrapassaram largamente as receitas, levando a défices cada vez maiores.
Para colmatar o défice, o Governo tem recorrido à facilidade do Banco Central, tendo ultrapassado várias vezes o limite de 5%.
O projeto de lei de alteração poderá ser assinado já este domingo pelo Presidente Muhammadu Buhari, que deixa o cargo na segunda-feira depois de cumprir o máximo de dois mandatos.
No início deste mês, o Senado e a Câmara dos Representantes aprovaram o plano de Buhari para converter 23,7 biliões de nairas (52 mil milhões de dólares) de descobertos do Banco Central em dívida a longo prazo.