O acesso ao microcrédito em Moçambique - parte III
29 de janeiro de 2010António Cascais, repórter da Deutsche Welle, e Elisio João, da Rádio Encontro, foram falar com Angélica Sacramento, gerente de uma instituição que é vista como exemplo para todo Moçambique ou mesmo para toda a África: a "Caixa das mulheres de Nampula", uma organização com mais de 1.300 sócias em toda a província que se juntaram para se apoiarem mutuamente no desenvolvimento dos seus negócios, organizando de forma autónoma a gestão das suas economias, assim como a concessão de microcréditos em condições comparávelmente vantajosas.
Os nossos repórteres falaram também com várias mulheres cujas histórias provam que as mulheres são capazes (talvez melhor que os homens) de gerir as suas contas e reembolsar às instituições o dinheiro que pedem emprestado.
Exemplo disso é Joana Manuel de 37 anos de idade que - com a ajuda dum micricrédito da "Caixa das Mulheres de Nampula" conseguiu criar 10 postos de trabalho com um negócio de paus de bambú.
Outro exemplo: o caso de Francisca Sadimo, 46 anos, que pediu vários microcréditos e hoje é dona de um ateliê de moda e bordados.