Os melhores goleadores da Bundesliga
Para todos os gostos, em todos os momentos. Os golos da Bundesliga apaixonam multidões desde a primeira edição. Olhamos para os maiores goleadores de sempre da liga alemã, sem esquecer os que ainda estão em atividade.
O melhor de sempre: Gerd Müller
427 jogos e 365 golos marcados pelo seu clube de sempre, o Bayern Munique, fazem de Gerd Müller o maior goleador da história da Bundesliga. O avançado de Nördlingen foi também campeão mundial pela Alemanha, em 1974.
Klaus Fischer, o terror de Gelsenkirchen
Fischer apontou 268 golos na sua carreira no principal campeonato alemão de futebol. Embora tenha atuado noutros clubes, foi no Schalke 04 que se notabilizou. Na imagem, o ponta-de-lança prepara-se para marcar ao Borussia Dormund, em 1977 (vitória do Schalke por 4-2).
Heynckes, goleador antes de treinador
Antes de ser um treinador de sucesso, Jupp Heynckes foi um temível goleador. Marcou por 220 vezes na Bundesliga, ao serviço do Borussia Mönchengladbach e do Hannover. Mas também ameaçava as balizas contrárias ao serviço da seleção alemã: na imagem, marca na final do Europeu de 1972 à União Soviética, num encontro ganho pela "Mannschaft" por 3-0.
Pizarro, o peruano das sete vidas
Dos jogadores ainda em atividade na Bundesliga, o peruano Claudio Pizarro é o melhor marcador: festejou 192 vezes, com as camisolas do Werder Bremen, do Bayern Munique e do Colónia (na imagem, ameaçando a baliza do Bremen, um dos seus antigos emblemas). Aos 39 anos, a "bala de Callao" parece ter sete vidas...
Lewandowski: o céu é o limite
Para o polaco do Bayern Munique parece não haver limites nos relvados de futebol. Já vai nos 178 golos, numa carreira dividida entre o Borussia Dortmund e o Bayern de Munique. Esta época será certamente, de novo, o melhor goleador do campeonato, e apenas uma transferência para outra liga parece poder travar a subida de Lewandowski no "ranking": atualmente é o oitavo de todos os tempos.
O renascimento de Mario Gomez
Voltou melhor ainda: Mario Gomez é o protótipo de avançado experiente e sagaz que qualquer equipa gostaria de ter nas suas fileiras. Assinou 161 tentos em quase 300 jogos na Bundesliga (294, em rigor), com as camisolas do Wolfsburgo, do Bayern Munique e, atualmente, do Estugarda. Está na 13ª posição global, mas, dos jogadores em atividade, é o terceiro melhor marcador.
Kießling, um abono do Bayer
Já leva 401 jogos no principal torneio alemão, tendo marcado 144 golos. Na sua carreira só conheceu dois emblemas: Nuremberga e Bayer Leverkusen. Aos 34 anos, Stefan Kießling continua a ser, muitas vezes, o melhor recurso do conjunto da BayArena para atingir com sucesso as balizas adversárias. É o 17º na classificação global.
Ibisevic, de Aachen a Berlim
O bósnio nascido na Croácia há 33 anos fecha o "top 5" dos melhores marcadores da Bundesliga ainda em atividade. Junta já experiências no Alemania Aachen, no Hoffenheim, no Estugarda e, atualmente, no Hertha Berlim. Ao todo faturou 108 vezes, em 284 partidas realizadas. E tem sido, esta temporada, um importante trunfo para a formação da capital.