1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
ConflitosNíger

Pelo menos 19 civis mortos em ataque no Níger

Lusa
18 de abril de 2021

Pelo menos 19 civis foram mortos na noite de ontem (17.04) durante um ataque à povoação de Gaïgorou, na região de Tillabéri (oeste), perto do Mali, informaram neste domingo (18.04) autoridades locais.

https://p.dw.com/p/3sBwL
Flüchtlingslager Mangaizé im Niger
Província de Tillabéri, no Níger (foto de arquivo).Foto: DW/M.Kanta

"Temos um recorde - no momento estamos no 19.º corpo [de mortos] e há registo de dois feridos durante este ataque a Gaïgorou por homens armados, que surgiram em motorizadas", disse à agência de notícias francesa AFP um responsável pelo município de Dessa, que administra a vila de Gaïgorou.

"Os suspeitos [inicialmente] encontraram pessoas nos cemitérios, onde estavam para participar num funeral e massacraram nove pessoas no local", disse o responsável.

Depois, os agressores, cuja identidade e número não foram determinados, "entraram na vila e atiraram sobre qualquer pessoa que lhes apareceu", acrescentou.

O corpo da 19.ª vítima foi descoberto e enterrado na manhã deste domingo (18.04), informou ainda a mesma fonte.

A região de Tillabéri está localizada na chamada área das "três fronteiras" entre o Níger,Mali e Burkina Faso, regularmente atingida por grupos jihadistas filiados à Al-Qaeda ou ao Estado Islâmico (EI).

Symbolild Niger Islamistischer Terrorismus
Residentes de Tillabéri (foto de arquivo).Foto: Issouf Sanogo/AFP/Getty Images

Escalada de violência

"O que nos preocupa muito é essa escalada de violência e insegurançaque se espalha na região. São a cobrança de 'zakat' [imposto islâmico], o sequestro de gado e hoje é a população civil que é massacrada", denunciou em março Tidjani Ibrahim Katiella, o governador de Tillabéri, após um ataque sangrento a civis.

Em março, 13 pessoas foram mortas em ataques a três aldeias (Zibane-Koira Zéno, Zibane Koira-Tégui e Gadabo) em Anzourou, uma comunidade vizinha de Dessa.

Os ataques contra civis aumentaram desde o início do ano em Níger: mais de 300 pessoas foram mortas em três séries de ataques contra aldeias e campos no oeste do país, na fronteira com o Mali.

Nenhum foi reivindicado, refere ainda a AFP.

O último desses ataques em grande escala ocorreu a 21 de março na região de Tahoua, provocando a morte a 141 pessoas, em poucas horas, em três aldeias tuaregues e campos circundantes, segundo o Ministério do Interior de Níger.

A região de Tahoua, vasta e deserta, fica a leste da de Tillabéri, ambas perto da fronteira com o Mali.

Resistir à seca e às mudanças climáticas no Níger