RENAMO recebe garantias de que pensões serão pagas
19 de maio de 2023O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, e o líder da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO), Ossufo Momade, encontraram-se esta semana e "constataram que estão criadas condições para a conclusão do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR)", no âmbito dos acordos de paz, informou a Presidência.
"Com esta garantia dada pelo Presidente da República e porque nós agimos de boa-fé, acreditamos que isso [pagamento de pensões] se vai efetivar e entendemos que o processo devia prosseguir", afirmou o porta-voz RENAMO, José Manteigas, em declarações à agência de notícias Lusa.
Manteigas avançou que ficou assente que os combatentes vão começar a tratar da documentação inerente à fixação das suas pensões.
"Do nosso lado, houve, sim, esse entendimento", enfatizou.
O porta-voz da RENAMO assinalou que o partido está empenhado na conclusão do processo de DDR, porque os guerrilheiros vivem em condições difíceis, sobretudo os que "ainda estão nas matas".
O principal partido da oposição tinha condicionado o desmantelamento do seu quartel-general, na serra da Gorongosa, centro de Moçambique, ao início do pagamento de pensões aos seus guerrilheiros.