1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Respeito pelas Minorias – Todos nós somos diferentes

19 de julho de 2012

Louis está confinada a uma cadeira de rodas, Junior é homossexual e John é albino. Pertencem a minorias que diariamente têm de enfrentar a discriminação. Esta série chama a atenção para a importância da tolerância.

https://p.dw.com/p/15apy
As minorias são muitas vezes postas de lado na sociedade
As minorias são muitas vezes postas de lado na sociedadeFoto: LAIF

Louis está confinada a uma cadeira de rodas, Junior é homossexual e John é albino. Pertencem a minorias que diariamente têm de enfrentar a discriminação. Esta série chama a atenção para a importância da tolerância.

As minorias são muitas vezes postas de lado na sociedade por serem discriminadas devido à sua diversidade. Esta série mostra que as pessoas que têm um aspeto diferente, ou que pensam e se comportam de maneira diferente, muitas vezes têm de lutar muito para serem aceites.

John é um cantor e compositor talentoso. Em 2008, uma canção romântica tornou-o famoso na Zâmbia. Desde então, o jovem músico é muito popular e adorado pelo seu público. Um sentimento que é completamente novo para o jovem: John é albino e cresceu numa aldeia da Zâmbia, rodeado por preconceitos e pela falta de compreensão. Ele conta a sua história num dos dez programas desta série. Apesar deste grande sucesso, há outros albinos que ainda têm uma vida difícil devido a preconceitos e hostilidades da sociedade.

Noutro episódio vamos conhecer Junior. O jovem congolês costumava morar em Kinshasa, mas aí temia constantemente pela sua vida porque é homossexual. Por isso, emigrou para a África do Sul para viver livremente. Mas apesar de a África do Sul ter fama de ser o país africano que mais respeita os homossexuais, Junior ainda não é aceite em todos os lugares.

Também visitamos Lois, uma jovem nigeriana que está confinada a uma cadeira de rodas. Apesar de ter de enfrentar muitas dificuldades na sua vida diária, ela encoraja outras pessoas com deficiência a terem uma vida autodeterminada.

Nestes dez episódios, membros de diferentes minorias por toda a África – e até mesmo africanos que vivem no estrangeiro – falam da sua situação, compartilham os seus pontos de vista e encorajam os ouvintes a tratá-los com respeito.

O "Learning by Ear – Aprender de Ouvido" está disponível em seis línguas: amárico, francês, hauçá, inglês, português e suaíli.

Saltar a secção Artigos e reportagens

Artigos e reportagens