Saúde de Nelson Mandela no foco da imprensa alemã
14 de junho de 2013No início desta semana, a imprensa alemã noticiou com preocupação o retorno ao hospital do ex-presidente da África do Sul e Prêmio Nobel da Paz, Nelson Mandela, que pela quarta vez desde dezembro passado está internado no Hospital Mediclinic Heart, em Pretória, capital da África do Sul, devido a uma forte infecção pulmonar.
Já no domingo, o Frankfurter Rundschau trouxe a matéria “A grande Preocupação com Mandela,” em que apresenta a notícia da internação, a reação de parentes e amigos e uma retrospectiva das passagens de Mandela pelo hospital por causa da infecção nos pulmões.
Também areportagem do Berliner Zeitung dá o ponto da situação e relembra a tuberculose que acometeu Nelson Mandela durante os 27 anos em que esteve preso, antes de se tornar presidente da África do Sul.
Na segunda-feira, foi a vez do jornal Süddeutsche Zeitung postar um vídeo em sua página na internet. A primeira frase: "A África do Sul teme pela vida de seu ícone da paz Nelson Mandela." Até este momento o governo sul-africano ainda não havia divulgado nenhuma informação sobre o estado de saúde do ex-presidente.
O Die Zeit também destacou o tema numa reportagem em que tenta mostrar a delicadeza da situação: “Todos desejam apenas o melhor a Nelson Mandela, mas é inevitável que chegue o dia em que o Prêmio Nobel da Paz irá morrer,” escreve o jornalista. E complementa citando o companheiro de Mandela na luta anti-Appartheid, Andrew Mlangeni "É hora de deixá-lo ir".
Mudanças no estado de saúde
Já na quarta-feira, o tom era mais animador, depois do anúncio feito pelo presidente Zuma, de que Mandela estaria “reagindo bem ao tratamento.” Esta notícia ganhou as páginas do próprio Die Zeit. O Süddeutsche Zeitung e oBerliner Zeitung divulgaram um novo vídeo em suas páginas na internet para dar a boa notícia.
Porém, na quinta-feira, o tom voltou a ser grave. A reportagem do jornal Der Tagesspiegel usa um título positivo para relatar uma realidade nada animadora: o delicado estado de saúde de Nelson Mandela
“Deixe-nos celebrar a vida dele” é o destaque da matéria. A movimentação da família Mandela, já reunida na África do Sul, e a sobriedade dos comunicados do governo sul-africano seriam, segundo os jornalistas alemães, evidências da gravidade da situação.
Com o título “Em Estado de Emergência”, a reportagem de quinta-feira do Frankfurter Rundschau mostra a dificuldade do trabalho dos jornalistas que acompanham o estado de saúde do ex-presidente da África do Sul. Fala-se sobre a dificuldade de comunicação entre jornalistas e o governo de Pretória, que estaria controlando com rigor a divulgação de informações aos repórteres.
Encerramos esta Revista de Imprensa com os melhores votos da equipe da DW-África a Nelson Mandela.