Sudão: Primeiro-ministro sobrevive a atentado em Cartum
9 de março de 2020O primeiro-ministro sudanês, Abdallah Hamdok, sobreviveu, esta segunda-feira (09.03), a um ataque à bomba na capital do país, Cartum. O ataque, que ainda não foi reivindicado, ocorreu quando o governante se deslocava para o seu escritório, dá conta a TV estatal sudanesa,
Entretanto, na sua conta da rede social Twitter, Abdallah Hamdok disse estar "bem" e em segurança.
Na mesma mensagem, o primeiro-ministro garante ao povo sudanês que "o que aconteceu não irá atrapalhar a transição [em curso no país]. Será, aliás, mais um empurrão nesta era de mudança no Sudão".
O anúncio do atentado foi feito, durante a manhã desta segunda-feira, pelo chefe de gabinete do governante, Ali Bakhit que deixou uma mensagem no seu Facebook: "Ocorreu uma explosão enquanto o carro do primeiro-ministro, Abdallah Hamdok, passava, mas graças a Deus ninguém foi afetado", lê-se.
Abdallah Hamdok foi nomeado primeiro-ministro em agosto passado, depois de protestos pró-democracia terem forçado os militares a retirar do poder o Presidente Omar al-Bashir e depois substituí-lo por um Governo liderado por civis.
Os generais militares continuam a ser os governantes de facto do país e demonstraram pouca vontade de entregar o poder à administração liderada por civis.