1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

UE planeia novas sanções contra o Irão após ataques a Israel

tm | com agências
16 de abril de 2024

O chefe da diplomacia europeia, Josep Borrell, diz que Bruxelas está a começar a trabalhar no alargamento das sanções contra o Irão após o ataque de Teerão a Israel.

https://p.dw.com/p/4erLe
Josep Borrell, chefe da diplomacia da União Europeia
Josep Borrell, chefe da diplomacia da União EuropeiaFoto: John Thys/AFP/Getty Images

Após uma reunião de emergência online dos ministros dos Negócios Estrangeiros da União Europeia (UE), Josep Borrell anunciou que o bloco planeia endurecer as medidas contra o fornecimento de armas iranianas - incluindo "drones" - à Rússia e a diversos grupos no Médio Oriente.
 
"Alguns Estados-membros propõem a adoção de medidas restritivas alargadas contra o Irão", disse Borrell.

A UE já impôs sanções ao Irão devido ao fornecimento de "drones" à Rússia para a guerra na Ucrânia e ameaçou punir Teerão se este fornecer mísseis a Moscovo.

Imagens do primeiro ataque direto com "drones" e mísseis do Irão em solo israelista
Imagens do primeiro ataque direto com "drones" e mísseis do Irão em solo israelistaFoto: Atef Safadi/EPA

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da UE reuniram-se após o ataque inédito do Irão contra Israel,  no fim de semana, com "drones" e mísseis.O encontro realizou-se na véspera de uma cimeira de dois dias dos líderes da UE em Bruxelas, onde também deverá ser abordada a escalada de tensões no Médio Oriente.

Borrell afirmou que os países da UE reiteraram a sua condenação do ataque do Irão e apoiaram o direito de auto-defesa de Israel. "Temos de nos afastar da beira do abismo", afirmou Borrell.

O diplomata adiantou que alguns Estados-membros levantaram a possibilidade de acrescentar a Guarda Revolucionária Iraniana à lista negra de terroristas do bloco europeu, mas referiu que, para isso, seria necessário primeiro uma decisão judicial nesse sentido num dos Estados.

Sanções adicionais dos EUA

Esta terça-feira (16.04), a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, também afirmou que o seu país estava a considerar a possibilidade de aplicar sanções adicionais ao Irão pelo ataque lançado contra Israel no sábado. 

A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen (foto de arquivo)
A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen (foto de arquivo)Foto: Johannes Neudecker/dpa/picture alliance

"Tomaremos medidas adicionais contra o Irão nos próximos dias", disse Yellen durante uma conferência de imprensa à margem das reuniões de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (BM), que acontecem esta semana em Washington. 

Yellen destacou que aproveitará estas reuniões, nas quais participarão ministros da Economia e das Finanças de quase todo o mundo, para coordenar uma nova rodada de sanções contra o Irão.