Recursos naturais em África
16 de janeiro de 2013Depois dos tigres asiáticos, chegou a hora dos leões africanos. O crescimento destes países é impulsionado principalmente pelas exportações de recursos naturais como cobre, níquel, diamantes, ouro, petróleo e gás.
Alguns países, como Angola, que produz petróleo, registam taxas de crescimento anuais de mais de 20%. Outros só recentemente o conseguiram. Moçambique, por exemplo, está no bom caminho para se tornar num dos maiores produtores de carvão e de gás do mundo. África está a crescer muito, enquanto a economia mundial luta contra a escassez de recursos.
Ao mesmo tempo, o boom dos recursos naturais torna as economias africanas vulneráveis. Elas dependem do mercado mundial, das flutuações de preços e da procura. Danos ambientais, corrupção ou conflitos sobre a distribuição de recursos são alguns dos efeitos colaterais da nova riqueza. Anulará a “maldição dos recursos” desenvolvimentos importantes? O que sobra do boom dos recursos naturais para os países africanos e as suas populações? Os repórteres da DW foram à procura de respostas.