Escândalo de Julius Malema é destaque na imprensa alemã
28 de setembro de 2012Política internacional, cultura e futebol foram os temas abordados pela imprensa alemã sobre África nesta semana. O Sueddeutsche Zeitung destacou a chegada de soldados alemães nos portos somalis para uma nova tarefa assumida pelo país no combate a pirataria na região, no âmbito da Operação Atalanta, da União Europeia.
O jornal cita como fonte o próprio comando da operação em Potsdam, divulgando inclusive que no dia 4 de Outubro uma fragata alemã chegará ao país com mantimentos, em uma missão do Programa Alimentar Mundial da ONU. Vale lembrar que a Bundeswehr é empregada na região para a proteção das embarcações comerciais, alvos de ataque de piratas somalis.
O cotidiano também publica nesta semana uma resenha de Hans-Peter Kunisch sobre o novo livro da autora sul-africana, Nobel de Literatura, Nadine Gordimers. O título da obra é "Não há tempo como o presente", na tradução livre. O romance trata da desilusão pós-revolucionária na África do Sul.
Die Tageszeitung, na reportagem "Talvez tu tragas o elefante", assinada por Anke Leweke, também coloca África na editoria de cultura. Trata-se da resenha do filme "Uma vez o rio foi uma pessoa". É o primeiro Longa-Metragem do diretor Jan Zabeils, que conta a história de um jovem alemão em África e, segundo o artigo, desmitifica alguns estereótipos do continente. O filme também mereceu uma reportagem no Berlinerzeitung.
O fim de um sonho
O Tageszeitung também publicou uma matéria de sua correspondente em Johanesburgo, Martina Schwikowski, com o título "Os negócios milionários do líder dos pobres". A reportagem fala sobre o escândalo que envolve o antigo líder da juventude do Congresso Nacional Africano (ANC), Julius Malema, em um esquema de branqueamento de capitais no valor de 460 mil euros. Schwikowski chama atenção para a declaração de Malema, que ressaltou para a imprensa que "branqueamento de capitais não é uma acusação por um problema sério".
O jornal publicou matéria do correspondente Hannes Koch, que esteve em Maputo e na Beira para a fazer a reportagem de título "Na verdade se trata de uma ascendência". O correspondente inicia a matéria com a comparação entre uma antiga e exuberante figueira localizada em Mafalala, na região de Maputo, com a imensa árvore do Planeta Pandora, do filme "Avatar", de James Cameron. A reportagem trata da uma tentativa de melhorar economicamente a região com o turismo. E destaca os novos investimentos feitos por empresas estrangeiras em Moçambique.
O semanário Der Freitag traz a matéria "O jogo de suas vidas". O texto fala do quão dúbio é o trabalho dos consultores de futebol que prometem levar para a Europa grandes talentos africanos. A reportagem de Romy Strassenburg enfatiza os potenciais talentos africanos que fazem testes em Paris. Conforme o texto, os jogadores pensam que vão se tornar prodígios nos clubes franceses, porque isto seria prometido. Quando o sonho de ser um profissional do futebol termina, muitos acabam ficando na capital da França.
Autor: Marcio Pessôa
Edição: António Rocha