1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW
PolíticaGabão

Junta militar no Gabão sugere eleições em 2025

Lusa
14 de novembro de 2023

O governo militar do Gabão, que derrubou o Presidente Ali Bongo Ondimba, anunciou a realização de eleições presidenciais e legislativas em agosto de 2025. O calendário ainda é "indicativo".

https://p.dw.com/p/4YlmV
Tomada de posse do general Brice Oligui Nguema como presidente interino do Gabão
Foto: Gerauds Wilfried Obangome/REUTERS

O calendário deverá ser submetido em abril próximo à aprovação de uma conferência nacional, que reunirá "todas as forças vivas da Nação", segundo o porta-voz da junta militar, em declarações na segunda-feira (13.11) transmitidas pelo canal estatal de televisão "Gabon Première".

"Agosto de 2025: eleições e fim da transição", anunciou o porta-voz, explicando que o "calendário oficial de transição" foi "adotado pelo Conselho de Ministros", mas continua a ser "indicativo". 

Na noite de 30 de agosto, depois de ter sido declarado vencedor das eleições presidenciais, Ali Bongo foi derrubado por uma grande maioria de oficiais generais do Exército gabonês, reunidos em torno do general Brice Oligui Nguema, proclamado dois dias depois Presidente para o período de transição.

Ali Bongo governou o país durante 14 anos, depois de ter sido eleito em 2009 na sequência da morte do seu pai, Omar Bongo Ondimba, que liderou durante mais de 41 anos.

As relações económicas entre o Gabão e a França