Verónica Macamo exige reflexão sobre descentralização
27 de fevereiro de 2017A presidente do Parlamento moçambicano, Verónica Macamo, defendeu esta segunda-feira (27.02) que o debate sobre a descentralização em Moçambique exige uma reflexão séria.
"A reflexão sobre o processo de descentralização, longe de se confinar a disputa de protagonismos políticos, deve ser uma oportunidade para trazer soluções ganhadoras", afirmou Verónica Macamo, que falava na abertura da V sessão ordinária do parlamento moçambicano.
Considerando que o debate sobre a descentralização, um dos mais importantes temas da agendas negociações entre o Governo e a Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO), exige soluções eficazes e eficientes, a presidente do Parlamento moçambicano disse que o bem-estar e o desenvolvimento dos moçambicanos passam pelo alcance de uma paz duradoura.
Segundo a responsável, "os sinais dos últimos meses são demonstrativos de vontade política pela paz, são um exemplo claro de que é possível os moçambicanos conseguirem uma paz efetiva e duradoura, através do diálogo".
De acordo com Verónica Macamo, a cessação das hostilidades militares entre as Forças de Defesa e Segurança e o braço armado da RENAMO em algumas das principais estradas do centro de Moçambique trouxe já resultados.
"As viagens pelo país retomaram, muitas famílias reencontraram-se, o coração dos moçambicanos fervilhou de contentamento", deu conta a presidente, acrescentando que "a circulação de pessoas e bens trouxe a esperança de que, em paz e de mãos dadas, Moçambique pode prosperar num ritmo acelerado".