1. Ir para o conteúdo
  2. Ir para o menu principal
  3. Ver mais sites da DW

Venâncio Mondlane admite candidatar-se a líder da RENAMO

5 de janeiro de 2024

Venâncio Mondlane, deputado da RENAMO, admite candidatar-se à liderança do partido. Também não esconde a vontade de chegar à Presidência da República. Mas tudo dependerá da vontade da juventude, diz.

https://p.dw.com/p/4augS
Deputado da RENAMO, Venâncio Mondlane
Foto: R. da Silva/DW

Venâncio Mondlane, o cabeça de lista da Resistência Nacional Moçambicana (RENAMO) pela cidade de Maputo nas últimas eleições autárquicas, admite candidatar-se à presidência do partido, no próximo congresso.

"Se chegar à conclusão de que, de facto há apoios dos membros da RENAMO, dos eleitores e dos jovens - se depois da minha reflexão comprovar-se, de facto, o chamamento do povo - eu garanto aqui e agora que não vou ter nenhuma vergonha de dizer que vou avançar", afirmou Mondlane esta sexta-feira (05.01) em declarações aos jornalistas.

O objetivo seria, depois, concorrer à Presidência da República, nas eleições gerais agendadas para outubro.

O porta-voz da RENAMO "precipitou-se"

Esta semana, o porta-voz da RENAMO, José Manteigas, apontou o atual líder do partido, Ossufo Momade, como único candidato às presidenciais deste ano. Mas Venâncio Mondlane considera que Manteigas se "precipitou".

O deputado explica que as palavras do porta-voz eram direcionadas a ele, mas acabaram por o motivar a tornar pública a sua intenção de se candidatar: "Eu agradeço-lhe, porque foi o catalizador para acelerar a minha reflexão. Eu prometo que vou chamar a imprensa e vocês vão saber em primeira mão qual é a minha decisão em relação a isso."

Por outro lado, Venâncio Mondlane frisa que os pronunciamentos do porta-voz atropelam os estatutos do partido, que reservam ao congresso da RENAMO a competência de eleger o seu líder.

Estado da Nação: RENAMO protesta durante discurso de Nyusi

"Não é uma conversa de café, não é uma conversa circunstancial. Todo o tipo de deliberação vincula um determinado órgão", diz.

Um "insulto" aos jovens

A RENAMO reclama ter vencido nas grandes cidades moçambicanas, nas últimas autárquicas, e o porta-voz do partido referiu, na quarta-feira, que Ossufo Momade foi em grande parte responsável por essa vitória.

Mas, para o deputado Venâncio Mondlane, essa postura é um "insulto" aos jovens militantes e simpatizantes da RENAMO, que não só participaram ativamente na campanha eleitoral como também nas marchas de contestação dos resultados oficiais.

"O doutor Manteigas não participou em nenhuma marcha", afirma Mondlane. "Só na cidade de Maputo foram presos 33 jovens, houve dez jovens baleados com balas verdadeiras e em nenhum momento vi o doutor Manteigas a fazer parte do coletivo de juristas que esteve a preparar a defesa desses jovens. Em nenhum momento o vi a visitar um dos jovens baleados".

Quelimane: "Estavam a preparar esquadrão da morte em Gurué

O analista político Wilker Dias salienta que a RENAMO precisa de figuras mais jovens como Venâncio Mondlane ou o autarca Manuel de Araújo para os próximos desafios eleitorais.

"Acredito que poderiam ser figuras que poderiam trazer algum benefício ao próprio partido, uma vez que a juventude correspondente à maioria do seu eleitorado e tem uma grande simpatia por esses dois membros", nota o analista.

Esta sexta-feira de manhã, jovens simpatizantes da RENAMO amotinaram-se em frente à delegação do partido na cidade de Maputo para contestar a candidatura de Ossufo Momade. O próximo congresso da RENAMO ainda não tem data marcada.